A televisão está a perder terreno como centro do entretenimento doméstico e os fabricantes querem reganhar espaço, juntando o acesso Internet ao televisor, combinado de forma intuitiva e num modelo diferenciado do conseguido no computador. A Samsung está a trabalhar neste conceito e já o tinha apresentado na IFA, mas agora anunciou formalmente o Medi@2.0, que traz para a TV widgets desenvolvidos especificamente com o Yahoo, numa primeira fase, mas numa plataforma aberta a outros providers.

A empresa conjuga tudo sem necessidade de hardware adicional e disponibiliza o serviço desde já em mais de 25 produtos. Michael Zoeller, European Senior Marketing Manager TV da Samsung Europa, explica ao TeK o conceito do Medi@2.0 e a exclusividade da parceria com a Yahoo.

[caption]Michael Zoeller[/caption] TeK - Qual o objectivo do conceito do Medi@2.0 e como é que a Samsung garante a exclusividade com a Yahoo para os widgets durante seis meses?
Michael Zoeller -
O conceito é semelhante à Internet 2.0. Estamos a usar o conceito dos widgets com o Yahoo de forma aberta, o que abre a possibilidade para outros parceiros desenvolverem os seus próprios widgets. Podem ser serviços globais ou locais. Por exemplo, actualmente temos uma equipa que está a percorrer a Europa e a falar com vários providers interessantes, como estações de TV no conceito de catch up TV, mas pode ser também o clube de futebol, ou ligados a outras áreas, como jornais. Quem quer que acredite que tem um serviço que pode ser interessante para colocar na TV.
Quanto à parceria com a Yahoo, tínhamos anunciado este projecto na IFA no ano passado e parte desta parceria era desenvolver estes widgets. Investimos os dois [Samsung e Yahoo] tempo e esforço para gerar esta ferramenta, mas como disse esta é uma plataforma aberta e quando acabar esta exclusividade com a Yahoo vamos abri-la a todos os interessados.

Fátima Caçador

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