[caption]Pedro Almeida[/caption]Confrontada com a entrada de marcas "brancas", de preços muito baixos, no mercado de GPS em Portugal, a TomTom continua a acreditar na diferenciação dos seus serviços pela qualidade e valor acrescentado. Pedro Almeida explica ao TeK que apesar do enquadramento económico a empresa espera crescer mais de 100 por cento no mercado português.

O reforço dos serviços adicionais, entre os quais se contam a informação de trânsito e de preços de gasolina, estão também nos planos da empresa.

TeK - Quais as expectativas de crescimento da TomTom depois das elevadas taxas registadas no ano passado? De que forma a empresa vai apostar na diferenciação em relação a marcas menos conhecidas com preços mais baixos? O serviço de trânsito é uma das apostas?
Pedro Almeida - Este ano não iremos crescer tanto como no ano passado, onde tivemos taxas de crescimento de 700 e 800 por cento, mas vamos certamente ter um crescimento acima de 100 por cento. Note que o mercado português tem ainda uma grande margem de crescimento. A taxa média de penetração de equipamentos GPS na Europa vai este ano fechar com 22% e nós estamos com 15%, mas mesmo assim conseguimos ultrapassar Espanha, que era um mercado que tinha uma maturação bastante superior à nossa, o que é um bom indicador.
Temos também mantido uma quota de mercado muito estável, que anda à volta dos 50% na Europa, por isso não somos muito afectados por outras marcas que têm ofertas de preços muito baixos mas que não têm os mesmos conteúdos e serviços que adicionamos ao equipamento.
Em relação aos serviços adicionais, nomeadamente de trânsito, temos uma parceria praticamente fechada no mercado nacional e muito em breve vamos ter novidades em relação a isso. Lançámos o piloto na Holanda no princípio deste ano e temos já uma data no próximo ano para lançar o serviço em Portugal, mas não lhe posso dizer quando. Acredito que este serviço vai fazer crescer esta área de mercado, principalmente em Lisboa e no Porto onde são conhecidas as dificuldades que existem no trânsito.
Para além deste serviço vamos ainda ter informações de preços de gasolina, dados de meteorologia, actualizar mapas na hora e até dar aos utilizadores a possibilidade de navegar no Google. Há aqui uma janela de novos serviços que vamos abrir...

Fátima Caçador