Álvaro Dâmaso pediu demissão do cargo de presidente do conselho de administração da Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom), alegando incompatibilidade entre os interesses pessoais e económicos que o prendem aos Açores, de onde é natural, e as obrigações profissionais que mantinha junto da entidade reguladora do mercado de telecomunicações.



Ao que indica a imprensa diária, a carta a formalizar o pedido de demissão foi enviada ontem ao ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, António Mexia, que já tinha sido informado anteriormente da vontade de Álvaro Dâmaso em abandonar a presidência da Anacom.



A data de saída ainda não está definida, situação que só deverá acontecer quando o Governo indigitar um novo responsável para a entidade reguladora.



Licenciado em Direito, Álvaro Dâmaso assumiu em Julho de 2002 a presidência do Conselho de Administração da Anacom. Anteriormente, havia estado ligado ao Banco Comercial dos Açores e à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), em ambos os casos como presidente, e à Bolsa de Valores de Lisboa, como administrador.



Nos dois anos em que esteve à frente da Anacom, as decisões de Dâmaso versaram temas polémicos como a alienação da rede básica de telecomunicações, o futuro da OniWay, o arranque comercial do UMTS e a revisão das condições do mercado grossista de acesso à Internet, entre outros.



Notícias Relacionadas:

2004-01-22 - Anacom reduz preços de instalação e mensalidade da oferta grossista de ADSL

2003-03-28 - Ministros aprovam regulação do regime de expropriação da rede básica de telecomunicações

2003-01-06 - Governo opta pela distribuição gratuita do espectro da OniWay

2002-07-08 - Nova administração da Anacom toma posse e promete prioridade para o caso OniWay

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.