Opinião

Não fique offline! Proteja-se!

Javier Ildefonso *
Navegar na Internet é algo quotidiano. Compras e transferências bancárias, a utilização como fonte de informação e até mesmo como meio de criação de novas relações pessoais, a Internet tornou-se numa presença constante na nossa vida. Mas existem perigos e ameaças para todos aqueles que utilizam computadores domésticos. Se não estiver devidamente protegido, será como se as janelas e portas da sua casa estivessem abertas.

Esta realidade está também presente em Portugal, que foi o 25º país, a nível mundial, de toda a actividade maliciosa na Internet e o 10º país, na região EMEA, com o maior número de computadores infectados por bots, durante o segundo semestre de 2007.

Os "bots", a abreviatura de "robots", são um software programado para executar um determinado número de tarefas “a recriar o comportamento humano” e no caso de ser malicioso é introduzido nos computadores para roubar informação confidencial, recolhendo passwords de "home banking", números de cartão visa e acessos ao correio electrónico, para posterior venda em economias paralelas.

A aquisição em economias paralelas de informações pessoais e confidenciais é mais dispendiosa na Europa, por exemplo a compra de cartão de crédito roubado americano é mais fácil do que um europeu, pois enquanto um americano pode custar um dólar, europeu pode custar cinco vezes mais.

A segurança na Internet passa por se colocar as seguintes questões:

Para que utilizo a Internet? Será que a utilizo correctamente? Adoptar uma postura de segurança quando navega na Internet é o primeiro passo para se proteger com confiança. Outro passo fundamental é possuir uma solução de segurança de Internet que combine antivírus e a detecção de intrusos possam existir no seu computador. Esta deve estar actualizada e deve ser aplicada sempre que suspeite de algo que desconhece. Elabore a sua password com cuidado e recorde-se que ao clicar em downloads gratuitos, links de jogos gratuitos ou anexos de mensagens de email pode expor o seu computadores a riscos.

Proteja-se e poderá navegar com confiança.

* Symantec Ibérica Consumer Marketing Manager

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.