
Opinião
Não fique offline! Proteja-se!
Javier Ildefonso *
Navegar na Internet é algo quotidiano. Compras e transferências bancárias, a utilização como fonte de informação e até mesmo como meio de criação de novas relações pessoais, a Internet tornou-se numa presença constante na nossa vida. Mas existem perigos e ameaças para todos aqueles que utilizam computadores domésticos. Se não estiver devidamente protegido, será como se as janelas e portas da sua casa estivessem abertas.
Os "bots", a abreviatura de "robots", são um software programado para executar um determinado número de tarefas “a recriar o comportamento humano” e no caso de ser malicioso é introduzido nos computadores para roubar informação confidencial, recolhendo passwords de "home banking", números de cartão visa e acessos ao correio electrónico, para posterior venda em economias paralelas.
A aquisição em economias paralelas de informações pessoais e confidenciais é mais dispendiosa na Europa, por exemplo a compra de cartão de crédito roubado americano é mais fácil do que um europeu, pois enquanto um americano pode custar um dólar, europeu pode custar cinco vezes mais.
A segurança na Internet passa por se colocar as seguintes questões:
Para que utilizo a Internet? Será que a utilizo correctamente? Adoptar uma postura de segurança quando navega na Internet é o primeiro passo para se proteger com confiança. Outro passo fundamental é possuir uma solução de segurança de Internet que combine antivírus e a detecção de intrusos possam existir no seu computador. Esta deve estar actualizada e deve ser aplicada sempre que suspeite de algo que desconhece. Elabore a sua password com cuidado e recorde-se que ao clicar em downloads gratuitos, links de jogos gratuitos ou anexos de mensagens de email pode expor o seu computadores a riscos.
Proteja-se e poderá navegar com confiança.
* Symantec Ibérica Consumer Marketing Manager
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
O melhor do céu e da Terra em imagens de eclipses, nebulosas e desafios planetários -
App do dia
Tem uma agenda cheia de tarefas? Sectograph ajuda a gerir o tempo com um "relógio" interativo -
Site do dia
Perde tempo a escrever um rascunho de texto por causa das correções? Teste o site do dia Flowdrafter -
How to TEK
Como planear os locais a visitar nas férias e em grupo no Google Maps
Comentários