Por Ricardo Oliveira (*)

As empresas enfrentam hoje desafios complexos para manterem a competitividade no mercado. A necessidade de escalar rapidamente, otimizar custos e garantir a segurança dos dados são apenas alguns dos componentes num cenário que teima em ser cada vez mais difícil de satisfazer. É nesse contexto que as infraestruturas híbridas surgem como uma solução inovadora e flexível para responder às exigências dos negócios e do mercado.

Uma infraestrutura híbrida combina o melhor dos dois mundos: a flexibilidade e escalabilidade de uma cloud pública com o controlo e segurança da infraestrutura no perímetro da empresa. Ao utilizar uma abordagem híbrida, as empresas podem alocar os seus workflows de forma estratégica, otimizando o desempenho e reduzindo custos.

Vantagens das infraestruturas híbridas?

  1. Flexibilidade: As infraestruturas híbridas permitem que as empresas adaptem os seus recursos de TI às suas necessidades específicas, escalando para cima ou para baixo conforme necessário.
  2. Otimização de custos: Ao utilizar uma combinação de recursos locais e na cloud, as empresas podem otimizar seus custos, pagando apenas pelo que utilizam.
  3. Segurança: As infraestruturas híbridas oferecem um alto nível de segurança, permitindo que as empresas mantenham os seus dados mais sensíveis em ambientes privados, enquanto aproveitam a escalabilidade da cloud pública para outras cargas de trabalho.
  4. Agilidade: As infraestruturas híbridas permitem que as empresas desenvolvam e implementem novas aplicações e serviços de forma mais rápida e eficiente.
  5. Compliance: As infraestruturas híbridas podem ser configuradas para responder aos requisitos de conformidade de diferentes setores, verticais e geografias.

Na implementação de infraestruturas híbridas, as organizações devem procurar parceiros que assegurem serviços essenciais para uma estratégia capaz de responder aos desafios de TI. Falamos de prestadores de serviços capazes de garantir consultoria para ajudar a avaliar as necessidades da organização e a definir a melhor estratégia para a adoção de uma infraestrutura híbrida. Falamos de prestadores de serviços com competências para projetar e implementar soluções híbridas personalizadas com garantia de máxima eficiência e segurança e com os skills de gestão contínua das infraestruturas híbridas, para que a organização se possa concentrar no mais importante: o negócio.

As infraestruturas híbridas representam o futuro da computação cloud. Oferecem como maiores argumentos a flexibilidade, escalabilidade e segurança necessárias para competir num mercado cada vez mais exigente.

(*) CSO da Eurotux