Qual é o papel dos assistentes virtuais e como podem melhorar o contacto entre os clientes e as empresas? Miguel Mascarenhas fala sobre a forma como podem ser usadas estas ferramentas.
As empresas estão preocupadas com a segurança e a tomar medidas de proteção, mas é preciso adotar uma abordagem holística para gerir o risco cibernético, defende Pedro Athouguia.
A tecnologia blockchain está a assumir um papel cada vez mais importante e há muitas aplicações nas empresas. O impacto vai ser enorme, como defende Susana Soares neste artigo de opinião.
Envolver todos os departamentos de uma empresa num processo colaborativo e em perfeita sintonia pode revelar-se um verdadeiro desafio. Mónica Gonçalves, da GSTEP, deixa alguns conselhos.
As empresas de TI atravessam uma fase desafiante e é preciso saber aproveitar o potencial que hoje existe, em muito proporcionado pela transformação digital, mantendo um foco permanente naquilo que é mais importante — as pessoas —, defende Ana Barros.
O relatório da Atomico sobre a evolução da tecnologia na Europa mostra que este é foi um ano recorde. Tom Wehmeier, sócio e director de pesquisa da empresa, e autor do relatório, explica o potencial de crescimento.
Vera Borges, da Cegoc, usa uma metáfora para mostrar a importância de escolher a abordagem formativa adequada a cada caso, não como um mero acessório de moda, mas como a peça principal do guarda-roupa.
A utilização da Inteligência Artificial, automatização e digitalização das empresas é uma oportunidade e não um perigo. Roland Busch defende que o debate não deve estar centrado no "homem contra a máquina" e explica porquê.
Uma análise aos dados disponibilizados pelo Parlamento português em modelo aberto permitiu a Manuel Dias aplicar os conhecimentos de Analytics e Data Science para obter algumas conclusões.
Umas seguem as outras e a diferenciação pela tecnologia é cada vez mais ténue – ou mesmo inexistente? Muitos dos internautas que votaram na nossa Pergunta do Dia sobre o assunto acham que sim.
Na última semana alguns vídeos de youtubers contra o Artigo 13 da Diretiva de Direito de Autor que está a ser preparada na Europa reacendeu a polémica. Miguel Lourenço Carretas explica porque quer regras mas defende uma Internet livre.
A larga maioria das empresas portuguesas ainda não tem qualquer presença digital e o retrato realizado pela PSE e o IAPMEI aponta as dificuldades neste processo.
Qual deve ser a estratégia das empresas de TICE para crescerem e avançarem no mercado internacional? Em entrevista ao SAPO TEK, José Salas Pires, presidente da ANETIE, faz o retrato do sector e alinha as propostas da associação para os próximos anos.
Nas escolas vive-se uma competição, quase guerra, com a tecnologia, pela atenção dos alunos. Pedro Xavier Mendonça defende que a tecnologia deve ser usada como aliada do método pedagógico e que é tempo de pensar num Plano Educativo para a Tecnologia.
O LCD venceu, o plasma morreu e o OLED ainda não convenceu. Mas há muito para além da tecnologia do painel que tem de saber antes de adquiri o seu próximo televisor, defende António Eduardo Marques neste artigo de opinião.
Um processo de transformação digital necessita de enquadramento e de estar bem alicerçado para alcançar os objetivos esperados. Paulo Veiga, CEO da EAD, deixa alguns conselhos para o que o resultado seja o melhor.
Entre as áreas que estão a ser transformadas pelo blockchain, a área de videojogos é uma das de maior potencial. Carolina Marçalo, da App Store Foundation, explica porquê.