O Tribunal Constitucional (TC) declarou inconstitucionais as normas da chamada "lei dos metadados" que determinam a conservação dos dados de tráfego e localização das comunicações pelo período de um ano, visando a sua eventual utilização na investigação criminal.
Cortes e lentidão no acesso à internet estão a ocorrer hoje em várias cidades francesas, depois de atos de vandalismo terem afetado a rede de fibra ótica.
O suspeito terá aproveitado a proximidade permitida pela sua profissão para solicitar através das redes sociais o envio de vídeos e fotografias íntimas das vítimas.
A Federação Internacional de Jornalistas (FIJ), maior organização mundial da profissão, condenou hoje o projeto de aquisição do Twitter por Elon Musk, vendo na operação uma ameaça à liberdade de imprensa.
O European Research Council (ERC) atribuiu uma Advanced Grant, com um financiamento de 2,5 milhões de euros, ao projeto FIERCE que, nos próximos cinco anos, visa desenvolver novos métodos para a deteção de outras Terras no Universo.
O Twitter anunciou hoje que aceitou a proposta de compra do empresário Elon Musk no valor de 44 mil milhões de dólares, cerca de 41 mil milhões de euros. As negociações das ações da rede social estão suspensas no Nasdaq.
A União Europeia (UE) fechou esta manhã um acordo sobre a nova Lei dos Serviços Digitais, que obrigará as plataformas online a moderar os conteúdos e a tornar os algoritmos mais transparentes, sob risco de pagamento de multas milionárias.
Os satélites Copernicus demonstraram um ano de 2021 repleto de contrastes, com onda de calor "intensa e prolongada" na região do Mediterrâneo nos meses de julho e agosto, ao mesmo tempo que Alemanha e Bélgica estavam a braços com recordes de precipitação em meados de julho.
O Governo anunciou hoje a assinatura de um acordo de colaboração com a Associação dos Operadores de Comunicações Eletrónicas (Apritel) e com a Nowo para a atribuição de serviços de comunicações eletrónicas a refugiados ucranianos em Portugal.
A fabricante brasileira de aeronaves Embraer, através da sua subsidiária Eve, e a empresa de tecnologia francesa Thales anunciaram hoje um acordo para o desenvolvimento conjunto de uma aeronave elétrica.
A comissão do Mercado Interno e da Proteção dos Consumidores do Parlamento Europeu aprovou hoje a sua posição para começar a negociar com o Conselho a criação de um carregador universal na União Europeia (UE), do tipo USB-C.
A presidente executiva da Altice Portugal afimou hoje que a empresa já recebeu pedidos de roaming por parte de operadores, no âmbito do 5G, mas disse que o processo “está a decorrer”, escusando-se entrar em detalhes.
O Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS) emitiu um aviso, na sua página de internet, desaconselhando a participação ativa de cidadãos portugueses em ataques informáticos à Rússia, após circularem nos últimos meses nas redes sociais apelos a essa mobilização coletiva.
A lista de políticos que terão sido espiados com o software Pegasus inclui o comissário europeu Didier Reynders e o Parlamento Europeu já criou uma comissão para investigar o impacto do spyware e a sua utilização por governos de Estados-membros.
Os Estados Unidos vão abandonar os testes de mísseis antissatélite como medida para diminuir os milhares de detritos perigos que são projetados no espaço.
A criação de sete Polos de Inovação Digital que liguem a oferta e procura de cibersegurança entre regiões está a ser preparada, cinco no continente e duas nos arquipélagos, anunciou hoje o diretor-geral do Gabinete Nacional de Segurança.
A inteligência artificial, a privacidade e segurança de dados na internet, o cibercrime e o cyberbullying estão entre as principais preocupações dos portugueses na internet, segundo um estudo hoje divulgado pela Fundação PHC.
Uma plataforma online para monitorizar dados meteorológicos dos 18 municípios da Área Metropolitana de Lisboa (AML), com o objetivo de reduzir a vulnerabilidade da região às alterações climáticas, é apresentada na terça-feira em Cascais.
Ontem a Agência Espacial Europeia comunicou que não vai manter a parceria com a Rússia nas missões à Lua que estavam previstas para este ano, em mais uma sanção ligada à guerra na Ucrânia, mas a Roscosmos não desiste da Luna-25.
O anúncio da gigante tecnológica está focado no mercado norte americano e indica ainda que vão ser abertos novos escritórios da Google em cidades nos Estados Unidos
A Agência Espacial Europeia (ESA) decidiu hoje suspender a sua cooperação nas missões lunares russas na sequência da guerra na Ucrânia. A decisão, anunciada em comunicado, foi tomada no Conselho da ESA.
O estatuto vai permitir a participação nas reuniões do Conselho e do Comité de Finanças e os cidadãos brasileiros serão elegíveis para cargos de funcionários de duração limitada e a bolsas de estudo.
Em causa está a pressão dos políticos norte-americanos e de outros países que procuram forçar a Apple a tornar possível a instalação de aplicações para telemóveis através de plataformas fora da App Store.