Pedro Mota Soares parte de dois relatórios divulgados em 2024 para uma análise ao sector das comunicações eletrónicas e ao futuro, que precisa de garantir a previsibilidade de investimento.
A estratégia europeia para os mundos virtuais e web 4.0 é ambiciosa e Luis Bravo Martins sublinha as várias áreas onde se aplica no terreno, embora estejamos ainda no início da jornada.
Num ano muito intenso, Jeferson Valadares, presidente da Associação Portuguesa de Videojogos Portugueses, a APVP, destaca a internacionalização das empresas do sector e os prémios que distinguiram vários jogos, olhando ainda para 2025 e as principais tendências.
São sempre os temas mais curiosos, e os mais úteis, que se destacam nas notícias mais lidas do ano, e 2024 não foi exceção. Conheça o top das mais lidas no SAPO TEK.
Miguel Oliveira defende que se 2024 nos ensinou algo, foi que a IA deixou de ser um conceito futurista para se tornar uma presença inevitável no quotidiano. O próximo passo será garantir que esta presença seja sustentável, ética e, acima de tudo, fiável.
Tito de Morais e Cristiane Miranda destacam quatro temas que marcaram o ano de 2024 na segurança online de crianças e jovens e olha para 2025 para antecipar desenvolvimentos nesta área.
Nos próximos meses vai decidir-se o futuro da blockchain e dos criptoactivos e Hugo Volz Oliveira pergunta onde anda a discussão sobre estes temas na Europa e em Portugal.
Francisco Jaime Quesado coloca neste artigo algumas questões que devem ser respondidas para criar as condições para a qualificação em rede dos diferentes atores que dinamizam esta Sociedade Digital.
Depois da apresentação da Estratégia Digital Nacional, Rui Nuno Castro admite que a visão é sedutora mas aponta algumas incompatibilidades e desalinhamentos, defendendo ainda que as boas intenções não bastam; é preciso executá-las.