O projeto foi desenvolvido no âmbito da ANPRI, Associação Nacional de Professores de Informática, e é destinada aos alunos dos cursos profissionais, especialmente os que estão no ano terminal, ou seja, o 3º ano, que corresponde a 12º ano. Estes deveriam estar a realizar a formação em contexto de trabalho, mas com a maioria das empresas fechadas ou em teletrabalho não há possibilidade de estágios.

"Estes alunos têm o direito de terminar os cursos a tempo de concorrerem ao ensino superior, se o pretenderem ou seguir a vida deles, com uma experiência diferente", escrever a associação em comunicado, explicando que por isso avançou com o projeto para garantir a componente prática do curso.

Os professores criaram a Academia: Prática simulada, que tem por objetivo "apoiar os professores dos cursos profissionais de Informática, Multimédia e Eletrónica a proporcionar uma experiência de prática simulada aos alunos". Foi elaborado o instrucional design dos cursos de forma a proporcionar- aprendizagem de novos conteúdos, realização de atividades práticas e desenvolvimento de projeto aos alunos, com atividades que começaram na já semana passada, no dia 20 de abril.

"Levar a cabo esta iniciativa foi um esforço enorme a nível dos nossos recursos. Mas o esforço valerá a pena se conseguirmos proporcionar a estes alunos uma experiência significativa", refere o comunicado que considera ainda que este é "talvez, o projeto mais bonito da ANPRI".

Segundo a informação enviada, há 12 formadores envolvidos e 350 professores orientadores, para um universo de 2.400 alunos de cursos profissionais de informática, multimédia, eletrónica e áreas afins.

Os cursos são online e o acompanhamento é considerado necessário pelos professores orientadores nos respetivos cursos, à semelhança do que acontece nas formações em contexto de trabalho, de modo a garantir a avaliação. Foram também implementados mecanismos de controle de presença e atividades.

A ANPRI tem online vários recursos de acesso aberto, entre os quais cursos de utilização da plataforma Moodle e da Google Classroom, Microsoft Teams, Edmodo e Webex.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.