A pandemia de COVID-19 está a causar um impacto negativo em vários setores empresariais nacionais, desde o retalho à restauração, passando ainda pelo alojamento e pelo transporte de passageiros e de mercadorias.  Para ajudar as empresas afetadas pela crise, o movimento tech4COVID19 lançou a TeamLoan. A plataforma permite às organizações fazer um encontro de oportunidades para partilhar equipas temporariamente.

A TeamLoan permite o registo de qualquer empresa, seja um pequeno estabelecimento ou uma grande organização. Com base na localização e setor de atividade, as empresas poderão encontrar no marketplace criado um “match” que se adeque às suas necessidades.

Modos de funcionamento da TeamLoan
créditos: Tech4COVID19

O tech4COVID19 avança em comunicado que várias entidades e associações profissionais foram já contactadas e demonstraram o seu interesse em fazer parte da plataforma. Entre elas estão, por exemplo, a Câmara Municipal de Lisboa, o Centro de Inovação do Turismo ou a Confederação dos Agricultores de Portugal. Todas as empresas interessadas já podem fazer o pré-registo na plataforma TeamLoan. O movimento tecnológico afirma que, em breve, a plataforma vai estar completamente operacional.

tech4COVID19: Student Keep é o novo projeto para combater as desigualdades no acesso à escola online
tech4COVID19: Student Keep é o novo projeto para combater as desigualdades no acesso à escola online
Ver artigo

A TeamLoan é um dos 30 projetos que o tech4COVID19 tem atualmente em desenvolvimento. Recentemente, o movimento lançou a School Keep, uma iniciativa que quer ajudar a combater as desigualdades no acesso à educação online. Através da plataforma, qualquer pessoa que tenha equipamento informático disponível pode ajudar os alunos que mais precisam a frequentar as aulas online.

Em destaque está também a Animalar.pt, uma plataforma que quer responder às perguntas mais frequentes de quem tem animais de estimação, assim como garantir que não são deixados ao abandono em plena pandemia. O projeto tem também como objetivo responder às necessidades dos profissionais de saúde que têm animais de estimação e que necessitam de encontrar um serviço de petsitting.

Ainda em março, o movimento lançou a Rooms Against COVID, uma plataforma criada em parceria com a GuestCentric e HiJiffy que quer ajudar os profissionais de saúde que não queiram arriscar contagiar os seus familiares ou que se encontrem deslocados de casa.

O novo projeto do tech4COVID19 tem mais de mil quartos disponíveis para profissionais de saúde
O novo projeto do tech4COVID19 tem mais de mil quartos disponíveis para profissionais de saúde
Ver artigo

A Rooms Against COVID conta com o apoio do Turismo de Portugal, a Associação da Hotelaria de Portugal (AHP), o Click2Portugal e a Associação de Alojamentos do Alojamento Local em Portugal. Ao todo, a iniciativa tem mais de mil quartos disponíveis. A plataforma conseguiu alargar os serviços disponibilizados às regiões de Braga, Coimbra, Faro e Funchal.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.