A última semana ficou marcada pelos descontos do período da Black Friday e foram muitas as propostas feitas pelas principais lojas. O SAPO TEK reuniu algumas ofertas para smartphones, portáteis e até mesmo consolas para os entusiastas de videojogos. E para quem deseja aproveitar os descontos para tornar a casa mais inteligente, este é o guia que vai querer consultar. Este é um período que faz aumentar as pesquisas online, sempre à procura dos melhores negócios, mas é preciso ter atenção à segurança, pois há sempre o perigo de fraudes à espera dos menos atentos, e por isso também foram partilhadas algumas recomendações.

E hoje é dia de Cyber Monday, um dia de descontos, desta vez sobretudo dedicado à tecnologia. É uma forma das lojas prolongarem um pouco mais os descontos, no que diz respeito a computador, smartwatches, smartphones, entre outros gadgets e até pequenos eletrodomésticos. E é possível descontar algumas centenas de euros em alguns produtos, principalmente os mais caros.

E o e-commerce continua em grande crescimento, valendo atualmente seis mil milhões de euros, segundo o presidente da Associação Portuguesa de Marketing, Carlos Sá, disse à CNN Portugal. Com a subida do custo de vida dos portugueses, são cada vez mais os clientes que utilizam as plataformas online à procura dos melhores negócios. É cada vez mais importante antecipar, comparar e perceber o valor real da compra, segundo disse ao SAPO TEK Ricardo Pereira do KuantoKusta, destacando que por vezes o cliente pode estar a comprar a um pior preço. Mas ainda assim há boas oportunidades de poupança. Mas o facto é que os portugueses pouparam, apenas em promoções pré-Black Friday, cerca de 21,7 milhões de euros. Os números da Black Friday ainda não são conhecidos.

Nesse sentido, para esta Cyber Monday, conheça alguns equipamentos, normalmente de topo, que podem ser adquiridos com bons descontos durante esta segunda-feira. Uma oportunidade para trocar de smartphone, televisor ou mesmo, finalmente, comprar aquela trotineta elétrica ou robot aspirador. São oito as escolhas que selecionámos com bons descontos, mas são apenas exemplos da vasta lista que pode encontrar nas grandes superfícies dedicadas ao tema.

Veja na galeria os equipamentos com desconto no Cyber Monday:

1 – Smartphone Samsung Galaxy S22 Ultra 5G 6.8" 12GB/256GB Dual SIM Preto – 1.045,90 euros – PC Diga

No início do próximo ano, a Samsung deverá apresentar a sua família de smartphones topo de gama S23. Mas até lá, o S22 Ultra continua a ser o topo de gama da fabricante, juntamente com os seus dois modelos com ecrã dobrável. O S22 Ultra 5G está neste momento com desconto de mais de 200 euros, se considerarmos a versão de entrada, de 8/128 GB, mas esta proposta tem mais memória e armazenamento, o que torna a promoção ainda mais apetecível. O principal destaque do smartphone é a sua caneta digital, a S Pen, fundindo-se assim o melhor dos seus dois equipamentos de topo, o Galaxy S e a linha defunta Galaxy Note.

O smartphone apresenta um ecrã Dynamic AMOLED 2X de 6,8 polegadas, otimizado para visualização de conteúdos mesmo em ambientes de grande luminosidade, com um novo algoritmo adaptável, o Vision Booster. A tecnologia de Adative Pixel, que combina as imagens de 108 MP numa foto de 12 MP mais detalhada e com mais luz, faz a diferença na qualidade final das fotografias captadas pelo seu módulo fotográfico.

2 – Portátil Acer Swift X SFX16-51G – 999,99 euros – Worten

Se procura um novo computador portátil para trabalhar, a linha Swift X da Acer é uma proposta válida, abaixo dos mil euros durante esta campanha de Cyber Monday. Tem um processador Intel core i7 de 11ª geração (a linha entretanto já foi atualizada com os processadores de 12ª geração), 16 GB de RAM e 1 TB de armazenamento interno SSD.

Mas este portátil não se dirige apenas a um público profissional, mas também para criadores de conteúdo e até jogadores, uma vez que tem no seu interior uma placa gráfica dedicada, uma GeForce RTX 3050 da NVidia. O computador já vem com o Windows 11 e o seu ecrã de 16 polegadas apresenta uma resolução máxima de 1920x1080. Tem uma bateria com uma autonomia prometida de 11 horas, o que lhe dará para trabalhar praticamente todo o dia sem necessidade de carga.

3 – Aspirador Robot iRobot Roomba J7+ - 699,99 euros – Rádio Popular

Os aspiradores automáticos da iRobot são tentadores, mas o seu preço elevado não costuma ser muito convidativo. Se procura um dos modelos da linha Roomba e não conseguiu fazer um bom negócio durante a Black Friday, hoje ainda pode poupar cerca de 250 euros face ao preço original. Este modelo é descrito como tendo duas escovas de borracha para facilitar a aspirarem de pelos de animais domésticos.

E depois tem as suas funcionalidades inteligentes, tais como a limpeza por divisão, objeto e a possibilidade de definir zonas interditas. Pode mapear 10 pisos, para que se lembre da sua configuração nas suas passagens de limpeza. Este deteta e evita pequenos objetos, como fios, meios e até possíveis “prendinhas” dos animais. Por fim, uma das suas características é a possibilidade de descarregar automaticamente o lixo no recipiente da sua base.

4 – Canon EOS M50 Mark II + EF-M 15-45mm – 639,99 euros - FNAC

Seja para entusiastas da fotografia que querem iniciar a sua atividade ou vloggers que pretendam criar conteúdos para as redes sociais, a Canon EOS M50 Mark II é uma máquina compacta com diversas funcionalidades para facilitar o trabalho. Esta promoção inclui ainda uma lente EF-M 15-45 mm, para que consiga melhores detalhes. A câmara tem um ecrã tátil de ângulo variável, permitindo virar para si enquanto fotografa selfies ou grava vlogs. Além disso, facilita o autofoco com apenas um toque.

A câmara tem uma lente de 24,1 MP e grava vídeos a 4K, prometendo qualidade mesmo em condições de fraca iluminação. Está também sempre conectada, permitindo transmitir em direto para o YouTube através de uma ligação Wi-fi, sem necessitar de um computador. Além disso, pode ser transformada numa poderosa webcam, quando necessita de participar numa videochamada ou mesmo uma stream em direto na Twitch, recorrendo ao seu software.

5 – Tablet Samsung TAB S6 Lite 64 GB – 249,99 euros – Radio Popular

Ainda que não seja o topo de gama, os tablets da Samsung não são muito acessíveis e mesmo esta versão do TAB S6 Lite pode custar mais que o orçamento que esperaríamos pagar pelo mesmo. Este modelo tem um processador Eynos 9611, 4 GB de RAM e 64 GB de armazenamento interno. O seu ecrã tem 10,4 polegadas e uma resolução de 2000x1200.

O tablet está equipado com uma S Pen, útil para tomar notas ou utilizar para jogar ou desenhar. Tem um encaixe magnético, para que esta esteja sempre “colada” ao tablet quando não está em uso.

6 – Smartwatch Huawei GT 3 Pro 46 mm – 279,99 euros – Radio Popular

O smartwatch da Huawei tem uma bateria para quatro dias de autonomia e promete ser o companheiro ideal para as sessões de fitness e monitorização de sono. Além disso, permite fazer chamadas telefónicas através de eSIM, ou simplesmente atender e receber mensagens quando emparelhado com o smartphone.

No que diz respeito ao desporto, o smartwatch tem mais de 100 modos diferentes, assim como a possibilidade de fazer streaming de música a partir do telemóvel. Tem um ecrã de 1,43 polegadas, com um design circular clássico. As diferentes faces permitem caracterizá-lo e personalizá-lo ao gosto do utilizador.

7 – Televisor LG 55 Nano 766QA – 499,99 euros – Radio Popular

Se ainda procura um televisor para assistir às partidas de Portugal, este modelo de 55 polegadas está a um preço interessante, considerando um ecrã de 4K. Mesmo que não seja o mais recente modelo da fabricante, já tem tecnologia de ecrã NanoCell, prometendo imagens mais detalhadas e coloridas. O seu processador a5 Gen5 de IA permite fazer upscaling de imagens com resolução inferior para 4K, além da tecnologia HDR ativa.

O televisor pode ser utilizado em diversos contextos, sobretudo para gaming, pelas suas opções de otimização. Além disso, é uma Smart TV, com acesso aos assistentes inteligentes como Alexa e Google Assistant. Pode aceder diretamente aos serviços da Netflix, YouTube, entre outros, assim como navegar pela internet diretamente do televisor.

8 – Trotinete elétrica - Xiaomi Scooter 4Pro EU – 699,99 euros – El Corte Inglês

A mobilidade é uma das preocupações dos portugueses e as trotinetes são um dos mais versáteis meios, já que pode ser transportado facilmente na mala do automóvel ou viajar no comboio para todo o lado. A Xiaomi tem vindo a apostar em novos modelos, tornando o veículo mais viável e com maior autonomia. O modelo Scooter 4Pro tem uma autonomia para 45 quilómetros, a uma velocidade máxima de 25 km/h, graças aos seus 350 W de potência máxima.

O seu design minimalista e construção em liga de alumínio permite uma maior duração do equipamento. Além disso, pode ser dobrada ao meio em três segundos, facilitando o seu transporte. Pode emparelhar com o smartphone via Bluetooth e ao sistema Xiaomi Home. Tem um sistema de travagem duplo na roda traseira, aumentando a eficiência de controlo e um sistema E-ABS na da frente.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.