Que o SAPO faz hoje 17 anos já o leitor deverá saber. Que ao longo desse tempo a sua imagem, funcionalidades e abrangência mudaram radicalmente, também - e se não se lembra como foi, nada melhor do que visitar a timeline criada para assinalar o seu 17º aniversário, ou a página que permite viajar pelos principais acontecimentos desse período.


O TeK decidiu viajar um pouco no tempo para recuperar alguns dos momentos do SAPO nos últimos anos. Decidimos recuar não os 17 anos, mas até ao início desta década.

Em apenas dois anos, a marca voltou a confirmar a sua apetência para ditar muitas das tendências tecnológicas em Portugal, ao reforçar a sua componente multiplataforma.

O que partiu de um serviço de apontadores e motor de busca há 17 anos, é hoje um projeto tecnológico híbrido disponível para várias plataformas e realidades, desde a Web em Portugal e em vários PALOP, até à informação e apps para dispositivos móveis e mesmo à presença no serviço de televisão interativa.

[caption][/caption]

Fique com alguns dos principais momentos que "o arquivo da Internet" guarda sobre o SAPO nesta década.

Notícias que fizeram história

Olhando para a primeira página do SAPO dia 15 de Julho de 2010, por exemplo, lembramos a vitória de Sérgio Paulinho na 10ª etapa da Volta à França, enquanto em 28 de Agosto eram os 33 mineiros chilenos - presos há 22 dias numa mina do norte do país - que faziam a atualidade. O resgate aconteceria mais de um mês depois, a 13 de Outubro.

Precisamente no dia do seu 15º aniversário, a 4 de setembro de 2010, o SAPO destacava a sentença do caso Casa Pia e os novos vídeos que Carlos Cruz colocara online; dava também conta das querelas políticas em relação ao Orçamento de Estado para 2011 - com Jerónimo de Sousa a acusar José Sócrates de "desdobramento de personalidade" e Pedro Passos Coelho a fazer depender o voto favorável no OE do não aumento de impostos, "em nenhum escalão das deduções".

[caption][/caption]

Lá fora, os motins em Moçambique faziam eco nas páginas do Sapo em Portugal e também nas diversas edições online dos PALOP.


Avançando no tempo, procurámos de forma aleatória outras notícias que foram marcando a atualidade desde o início desta década. A 24 de fevereiro de 2011, a saída de José Alberto C e Judite de Sousa da RTP fazia notícia.

Já a 30 de Março do mesmo ano, era o Doutoramento Honoris Causa atribuído ao Presidente do Brasil, Lula da Silva, pela Universidade de Coimbra a fazer os destaques.

[caption][/caption]

Olhando para o aspeto gráfico das páginas do SAPO, as diferenças com o novo grafismo são agora evidentes: um look mais atual e mais informação, arrumada de forma mais eficiente.

Mas nem só de notícias viveu o SAPO nos últimos dois anos. O portal cresceu para um agregador de notícias online e, mais do que isso, para uma plataforma de informação acessível através de vários meios. O TeK elegeu três inovações:

Sapo A5

Foi o primeiro telemóvel sob a marca SAPO a chegar às lojas, numa parceria com a TMN.
Baseado num modelo da ZTE com sistema operativo Android, o A5 inovava ao integrar várias apps desenvolvidas in house, bem como por privilegiar uma estreita ligação do utilizador à respetiva conta do próprio Sapo… face ao Gmail.

[caption][/caption]

O argumento de venda para aquele que ficou também conhecido como "Sapo phone" era, na altura, um modelo "quase de topo" a preços "baixo de gama".

Hoje, o preço é ainda mais baixo, resultado da natural evolução tecnológica. O A5 pode ainda ser encontrado na TMN, reforçando, pelo menos, mais uma das marcas de diversidade do SAPO.

No site que o SAPO reserva para o seu 17º aniversário, podemos encontrar um vídeo com a história contada por dois intervenientes no projeto.

Meo Kanal

É uma das soluções mais disruptivas do SAPO, assumindo-se como um serviço que aproveita as capacidades de integração entre a Internet e a televisão digital interativa.

[caption][/caption]

Em termos práticos, a tecnologia SAPO é parte integrante deste serviço da MEO, através do qual os clientes podem criar gratuitamente o seu próprio canal de televisão - privado ou público - colocando vídeos e fotografias. O canal é criado online, podendo depois ser visto na Internet ou através de um televisor, ligado ao serviço da MEO.


No passado mês de agosto, o MEO Kanal foi distinguido com um prémio internacional Stevie de bronze, na categoria Best New Product or Service of the Year.


Sapo Kids Scratch

Uma das inovações introduzidas pelo Sapo no seu canal Kids foi a aplicação Scratch, que permite aos pequenos utilizadores criar pequenos programas de computador usando a linguagem Scratch - sejam jogos, histórias ou animações.


Esta solução desenvolvida pelo MIT, com participação de técnicos da PT Inovação (com base numa parceria assinada em 2008), foi totalmente adaptada para a realidade portuguesa e melhorada com a introdução de novas ferramentas e serviços de suporte.

[caption][/caption]

Hoje, mais do que criar um programa, os utilizadores têm à disposição uma verdadeira comunidade online dedicada ao Scratch, onde podem partilhar ideias, expor trabalhos e aprender novas técnicas.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.