Este foi um fim-de-semana histórico para os Estados Unidos. A SpaceX concluiu com sucesso o derradeiro teste da Crew Dragon Demo-2, ou seja, o transporte de dois astronautas para a Estação Espacial Internacional, recebendo finalmente a certificação da NASA para voos tripulados. Este feito abre assim portas ao negócio do turismo espacial, não só cobiçada pela empresa de Elon Musk, como outras rivais como a Blue Origin, Virgin Galactic e Axion Space.

O certo é que o tema vem reacender o interesse e a curiosidade sobre os assuntos do espaço. Recordando que este verão a China e os Estados Unidos vão lançar rovers para Marte, numa espécie de corrida espacial. No meio disto, o telescópio Hub completou 30 anos de atividade, que foi comemorado com pompa e circunstância.

Mas nada como visitar o website oficial do Hubble para conhecer mais a fundo o fascinante telescópio. Não só a sua vastíssima galeria de fotografias e vídeos, atualizada com regularidade, como notícias sobre a sua viagem pelo espaço. Existem diversos recursos para descobrir, incluindo uma timeline interativa, com as datas mais importantes relacionadas com o telescópio, demarcando os seus diversos marcos e descobertas, com o contexto histórico dos mesmos.

Para os mais curiosos, poderá mesmo fazer uma “visita guiada” aos seus equipamentos, considerando que o telescópio foi desenhado para albergar seis instrumentos científicos, de forma a observar o universo de uma forma única, incluindo as suas câmaras e espectrógrafos. Mas há muito mais para descobrir.