De acordo com tendências identificadas recentemente pela Google, o ecommerce veio mesmo para ficar e espera-se que último semestre de 2020, marcado pelo Singles Day, Black Friday, Ciber Monday e pela época natalícia, seja o mais digital de sempre.

Para o ajudar a fazer escolhas mais informadas em relação aos produtos que compra ou aos serviços que usa online, há uma ferramenta que permite verificar se as empresas têm práticas sustentáveis e éticas.

Através da Arbor pode indicar os valores que são mais importantes para si, como o respeito pelo meio ambiente e pelos direitos humanos. Ao visitar, por exemplo, uma plataforma de ecommerce, a extensão para o browser apresenta a sua pontuação geral numa escala de 0 a 100.

A ferramenta apresenta também pontuações em múltiplos aspetos, à semelhança do respeito dos direitos dos trabalhadores, a acessibilidade dos seus produtos e serviços, a sua “pegada” ecológica e a promoção da diversidade.

Embora ainda esteja em fase Beta e a melhorar as suas funcionalidades, a extensão apresenta aos utilizadores alternativas que se enquadrem melhor com os seus valores, assim como cupões virtuais, caso existam.

A empresa explica que recorre a dados da Global Legal Entity Identifier Foundation (GLEIF), da Arabesque e da B Corporation para calcular as pontuações apresentadas no seu Arbor Impact Score. A transparência é uma prioridade e, no seu website, a Arbor dá a conhecer os detalhes de toda a sua metodologia.

A Arbor é gratuita e pode ser encontrada tanto na Chrome Web Store como na loja de suplementos para o Edge da Microsoft.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.