O site #DiscoverEU  já tem a contagem decrescente em marcha até às 12 horas CEST, 13 horas em Portugal, e é a partir desta hora que os jovens europeus que este ano assinalam o seu 18º aniversário se vão poder candidatar aos bilhetes de gratuitos para viajarem na Europa.

Os critérios estão definidos e para além da idade é necessário ser cidadão de um dos 28 países da europa, e iniciar aqui a sua viagem. Depois a ideia é descobrir a herança cultural e histórica da União Europeia, viajando sobretudo de comboio.

Na candidatura é preciso fornecer já dados pessoais e detalhes sobre a viagem que planeia fazer. Há ainda um questionário com 5 perguntas ligadas ao Ano Europeu da Herança Cultural e a iniciativas da UE para os jovens. Estas respostas vão permitir "desempatar"  classificações caso existam muitas candidaturas.

As inscrições estão abertas até 26 de junho, e a UE prevê a distribuição de 15 mil bilhetes, que abranjam 2o mil jovens, num investimento que 12 milhões de euros. Haverá ainda uma segunda fase com acesso a 5 mil bilhetes, que vai abrir no outono.

Os jovens selecionados poderão começar a sua viagem  entre 9 de julho e 30 de setembro de 2018, aproveitando as férias para conhecer outros países.

tek discover eu

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.