A Planetary Transits and Oscillations of stars pretende encontrar planetas de massa semelhante à da Terra, mas também super-terras - planetas de massas entre duas a 10 vezes a da Terra – que orbitem estrelas a uma distância que permita a existência de água líquida na sua superfície.
Equipada com 26 telescópios, a sonda vai analisar aproximadamente um milhão de estrelas brilhantes do género do Sol, tentando responder a perguntas como quais as condições para a formação de planetas e para o surgimento de vida. A missão vai analisar ainda a atividade das estrelas para determinar sua idade, massa e dimensão, de modo a gerar um melhor entendimento do sistema estelar como um todo.
Pode conhecer todos os pormenores definidos, até agora, para a Plato através do site que a agência espacial europeia lhe dedica.
A missão da ESA conta com a participação de uma grande comunidade de cientistas, de várias partes do mundo, nomeadamente de investigadores do polo do Porto do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço.
Quando for lançada, em 2026, a missão da ESA poderá passar a “fazer parceria” com o telescópio espacial Kepler, da NASA, que até agora já encontrou mais de 2.300 exoplanetas confirmados. Destes, 30 têm menos do dobro do tamanho da Terra e estão na “zona habitável”.
Em destaque
-
Multimédia
Frigoríficos com anúncios, chupa-chupas eletrónicos e campainhas invasivas nos piores gadgets da CES 2026 -
App do dia
Superfluent ajuda quem já domina o "bê-a-bá" a falar uma nova língua com mais confiança -
Site do dia
Airloom: Acompanhe voos em tempo real numa experiência 3D imersiva -
How to TEK
Quais são as novidades do Google Maps para ajudar a chegar ao seu destino? Veja estas dicas de personalização
Comentários