Do lançamento do Facebook ao rebranding para Meta, a história da empresa liderada por Mark Zuckerberg é feita de vários marcos importantes, mas também de projetos que acabaram por não vingar e há um website dedicado a estes serviços e aplicações que fracassaram. 

Killed by Meta é uma plataforma online que toma uma grande inspiração no website Killed by Google, o “cemitério” para os produtos da gigante de Mountain View que acabaram por não ter tanto sucesso quanto o esperado.

Killed by Meta

Ao entrar no website encontrará uma variedade de projetos “falecidos” da gigante tecnológica, apresentados como uma espécie de “lápides” com uma breve descrição acompanhada pela data em que surgiram e em que eventualmente foram descontinuados.

Entre os projetos contam-se por exemplo a criptomoeda Diem e a carteira digital Novi; o Facebook Gaming, a resposta da empresa a plataformas como a Twitch; a Lasso, lançada para concorrer com o TikTok e que foi descontinuada antes da estreia do Reels no Instagram; ou o assistente virtual M.

É certo que a Threads, criada para ser a próxima rival do Twitter, tem vindo a ganhar espaço no mundo das redes sociais, mas ainda se lembra da anterior rede social com o mesmo nome lançada pela empresa em 2019? A app não teve grande sucesso e acabou por ser descontinuada em 2021, com algumas das suas funcionalidades a serem integradas no Instagram.