Como já vem sendo costume, domingo é dia de renovar o manancial de apps do smartphone ou do tablet. Por isso, o TeK traz-lhe mais do que "uma mão cheia" de novas aplicações móveis.

Esta semana, temos uma app criada pela NASA que simula uma aventura a bordo da Estação Espacial Internacional e experienciar (ainda que de forma virtual) a vida de um astronauta.

Falando de coisas mais "terra a terra", trazemos-lhe também uma app que lhe permite acompanhar de perto o desempenho de uma hashtag usada numa rede social. Embora tenha sido desenvolvida com oTwitter em mente, os criadores dizem que pode ser usada notras plataformas.

Explore as sugestões que trazemos hoje para si nas próximas páginas e dê uma nova vida ao seu smartphone ou tablet.


Aprenda a criar alfaces e tomates a bordo da Estação Espacial Internacional

É uma app oficial, lançada pela NASA, e pretende ajudar crianças e adultos a perceberem como é a vida a bordo da ISS num capítulo específico: como astronauta responsável pela “horta espacial”.

Na sua base, esta aplicação móvel educativa criada pela agência norte-americana é um simulador. A experiência começa com a enunciação de tudo o que vai estar ao dispor dos “terronautas” para as suas tarefas virtuais. São também testadas as capacidades de manobra e deslocação “físicas”.

É depois das explicações que a aventura começa verdadeiramente, sendo preciso desbravar caminho pelos muito semelhantes corredores da estação espacial, mas pode sempre puxar pelo mapa colocado à disposição.

Entretanto vai ter de procurar pela “colega” Naomi, que irá dar-lhe indicações sobre as tarefas a cumprir.

A primeira delas será encontrar um determinado laptop em especifico, entre os muitos existentes a bordo – acredite que não é assim tão fácil como pode parecer à primeira vista.

Só depois de estar na posse do portátil é que Naomi irá começar a ensinar-lhe tudo o que gostaria de saber sobre a produção de alfaces, tomates e companhia no espaço.

A experiência mobile que alguns comparam a uma espécie de SIMS mas para a “agricultura espacial” é gratuita e está disponível para iOS e Android.

Siga para a página seguinte e veja a próxima app

RiteTag: chame à atenção para as suas publicações com as hashtags certas

Com a ajuda desta app pode ficar a conhecer o feedback que cada hashtag está a ter nas redes sociais. A RiteTag foi criada para ser utilizada com o Twitter, mas, diz o estúdio responsável, funciona com qualquer plataforma onde sejam utilizadas hashtags.

No meio do oceano de publicações que todos os dias são feitas pelos milhares de milhões de internautas, ainda existem várias formas de se destacar dos demais.

A mais fácil foi popularizada pelo Twitter. Chama-se hashtag e consiste na identificação de um tema ou de uma expressão específica de forma a segmentar o post num leque circunscrito de outras publicações para aumentar a sua visibilidade. No entanto, tendo em conta que quase todas as combinações de caracteres podem constituir um hashtag válido, é pertinente que investigue qual das combinações é capaz de lhe trazer o maior retorno.

A RiteTag faz exatamente isso. A aplicação, que está disponível para iOS, Android e enquanto extensão para o Google Chrome de forma gratuita, mostra-lhe uma seleção dos hashtags que podem fazer cruzar os seus posts com o maior número de utilizadores no exato momento da publicação ou, se preferir, a longo prazo. Por outro lado, também pode consultar qual dos hashtags não utilizar para não correr o risco de ver o seu post perder-se no meio dos outros. Para além disso, pode ainda consultar os últimos registos de popularidade da hashtag, as regiões onde tem sido mais utilizada e o awareness que está a criar nas redes (a app está direcionada para o Twitter).

Siga para a página seguinte e veja a próxima app

GarageBand acaba de receber atualizações e agora está mais fácil de usar

A Apple quer que os utilizadores da sua app consigam mais facilmente encontrar aquela nota que tanto procuram. Será que consegue?

A app de criação de música GarageBand tem novas funcionalidades que, segundo a Apple, vão torná-la mais fácil de utilizar.

Uma das novidades é o novo sintetizador Alchemy, que chega agora ao iOS com mais de 150 trechos musicais dos mais variados géneros, entre os quais hip-hop, rock, indie, pop e eletrónica.

Além disso, os programadores da marca da maçã também tornaram mais fácil gravar as músicas criadas, introduziram uma panóplia de novos corretores de áudio e um conjunto de ferramentas avançadas para aqueles para quem a criação de músicas já é mais do que um hobbie.

Sendo da Apple, não será surpresa nenhuma que esta app esteja apenas disponível para iOS. Mas encorajamos os utilizadores de Android a irem até a um “campo inimigo” e experimentarem a nova GarageBand.

Siga para a página seguinte e veja a próxima app

Até as selfies dos seus piores dias podem ser transformadas em modelos com a Meitu

A app de inspiração chinesa transforma qualquer foto num modelo perfeito, adequado para qualquer filme de anime ou para os livros da Anita. É só experimentar.

Todas as transformações são feitas de forma fácil e com poucos toques no ecrã. Basta captar a imagem e começar a transformação. Pode remover borbulhas desconfortáveis, aumentar os olhos, corrigir o penteado e passar maquilhagem. E ainda adicionar alguns efeitos e brilho.

O resultado está a conquistar a Internet e não falta quem partilhe fotos próprias mas também de protagonistas da atualidade, entre os quais o presidente dos Estados Unidos que esta semana tomou posse oficial.

A app foi recentemente renovada e está disponível para download gratuito no Google Play e na App Store da Apple.

Mas note que um grupo de investigadores lançou esta semana um alerta para o facto da app recolher demasiadas informações dos smartphones. Face à popularidade da Maitu, o aviso está a ser levado a sério, apesar da empresa já ter garantido que cumpre todas as regras de privacidade.

Siga para a página seguinte e veja a próxima app

Evernote tem versão para iOS (bastante) renovada

É uma das aplicações de produtividade com mais tempo no mercado, mas como a antiguidade não é posto e a concorrência faz mossa, foi “arejada” praticamente dos pés à cabeça.

A equipa da Evernote diz que a versão 8.0 para a plataforma móvel da Apple passou a apresentar um design mais simples e intuitivo, permitindo que os utilizadores usem as ferramentas disponibilizadas mais facilmente e de forma mais rápida.

Faz parte do conjunto de alterações introduzidas o desaparecimento da página inicial, passando a aparecer as notas mais recentemente feitas assim que a aplicação é aberta. O acesso aos cadernos também está mais fácil.

Além disso, a aplicação ganhou um novo recurso que permite acrescentar cores e estilos às notas. Desta forma, é possível criar títulos e subtítulos com fontes maiores e destacar melhor no texto os assuntos mais importantes.

Destaque ainda para a possibilidade de adicionar notas, sons ou fotos com apenas um toque no sinal de "+" na “homepage” da Evernote.

Quem usa o Evernote Business também vai encontrar mudanças, havendo uma divisão mais clara entre as anotações pessoais e profissionais.

As recentes alterações ainda só estão disponíveis para os utilizadores de dispositivos iOS, mas é expectável que cheguem mais tarde à plataforma Android

Siga para a página seguinte e veja a próxima app

Respire fundo e relaxe com esta app para iOS e Android

Em situações de stress vale a pena respirar fundo e relaxar, controlando a situação. E há uma app para isso.

Desenvolvida pelo The National Center for Telehealth and Technology, a app Breathe2Relax faz exatamente o que promete e ajuda quem está em situações de stress a usar a respiração para acalmar.

Apresentada como uma ferramenta portáyil para o stress, a app tem informação sobre o efeito do stress mas também exercícios que ensinam a gerir as situações para conseguir acalmar os nervos e estabilizar o sistema, controlar a raiva e a ansiedade.

A app está disponível gratuitamente para iOS e Android.

 

Já decidiu qual a app que vai instalar? Não perca tempo, porque amanhã há mais sugestões!

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.