Este domingo, dia 16 de outubro, comemora-se o Dia Mundial da Alimentação e como antecipação, a Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil (APCOI) lançou hoje o jogo de realidade aumentada Heróis da Fruta em Lisboa. A aplicação, produzida pela startup portuguesa Ontop, estreou-se originalmente em março, em diversos pontos do país e desde então já foi adotada em mais de 100 municípios portugueses. Trata-se de uma caça ao tesouro interativa, que incentiva as famílias a sair de casa para procurar os itens virtuais no mapa da aplicação.

A APCOI tem alguns números interessantes sobre o impacto da iniciativa Heróis da Fruta que começou em 2010 junto às escolas: 75% das crianças em Portugal não ingeria fruta e legumes diariamente na quantidade recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e 35% da nossa população infantil vivia com obesidade ou pré-obesidade. Desde então, Portugal foi considerado o único país da Europa e dos poucos do mundo a reduzir a percentagem de crianças com excesso de peso na última década, numa redução de quase 9% até 2019, que motivou o reconhecimento internacional.

Veja na galeria imagens da app Heróis da Fruta:

O mercado municipal de Alvalade, em Lisboa, foi o local escolhido para lançar a aplicação numa nova área, com o objetivo de aproximar mais famílias a uma alimentação saudável. O jogo inspira-se na série de animação que estreou recentemente na televisão, com vozes de Jéssica Athayde e Diogo Amaral, assim como o projeto educativo com o mesmo nome que a associação promove junto às escolas nos últimos 10 anos.

Se conhece Pokémon Go vai sentir-se familiarizado com esta proposta. Terá de explorar o mundo real no exterior, fora do conforto do sofá de casa, à procura de baús espalhados pelas ruas. Estes podem estar em múpis ou cartazes presentes nos diferentes municípios portugueses que aderiram à iniciativa e agora também Lisboa.

Heróis da Fruta
Heróis da Fruta

Em explicações ao SAPO TEK, Mário Silva, presidente da APCOI, diz que o combate da associação á obesidade infantil e diabetes tem sido feita através de técnicas de educação não-formal, tais como o storytelling e a gamificação. O universo Heróis da Fruta conta com um grupo de personagens-modelo, tais como a destemida Sushi, o aventureiro Yoga e o curioso TukTuk. Estes dão o exemplo de como fazer uma alimentação cuidada, comendo as frutas e legumes na quantidade certa, de várias cores e de origem local, ganhando assim superpoderes. Mensagem que é passada às crianças. Inicialmente, “o projeto começou com livros infantis e materiais pedagógicos do projeto escolar”, passando depois a uma série de animação transmitida nos canais de televisão, como a RTP 2, o Canal Panda, entre outros.

A adaptação ao videojogo, lançada durante este ano, é o passo seguinte deste universo, incentivando as famílias a encontrar baús, recolher saquetas e colecionar as cartas das personagens, acumulando pontos no processo. Em cada cidade aderente são espalhados cartazes com baús que podem ser interagidos através da aplicação. “Até agora não era possível jogar este jogo em Lisboa, vai ser possível a partir deste sábado, dia 15 de outubro. Além disso, para além dos baús permanentes, na manhã do próximo sábado – e para assinalar o Dia Mundial da Alimentação (que se celebra no domingo) – haverá um circuito de baús temporários dentro do Mercado de Alvalade que só estarão a funcionar durante o evento, que decorrerá durante a manhã”.

"Até agora não era possível jogar este jogo em Lisboa, vai ser possível a partir deste sábado, dia 15 de outubro. Além disso, para além dos baús permanentes, na manhã do próximo sábado – e para assinalar o Dia Mundial da Alimentação".

Alvalade é a primeira freguesia onde se podem encontrar os baús, mas nas próximas semanas vão aderir mais locais de lisboa. Até agora, existem 508 baús para descobrir em todas as cidades do país aderentes. A coleção, que era de 125 cartas, vê o seu número aumentado com mais 60 unidades diferentes, passando o seu total a 185.

Heróis da Fruta
Heróis da Fruta

Questionado sobre resultados práticos do projeto desde 2010, Mário Silva afirma que mais de 580 mil alunos já participaram. “Em todos os anos letivos é feita um estudo dos resultados, por uma equipa de investigadores de uma entidade externa à APCOI e que é o nosso parceiro científico: o Instituto de Saúde Ambiental (ISAMB) da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa”.

Entre as conclusões, refere que 40% das crianças que participam pela primeira vez no projeto Heróis da Fruta alcançam as porções diárias recomendadas pela OMS relativamente ao consumo de frutas e vegetais em apenas cinco semanas”. E após 10 semanas, essa percentagem aumenta para 60%. E as escolas que repetem o programa no ano letivo seguinte conseguem obter 90% dos alunos, incluindo aqueles que não tinham conseguido alcançar essa rotina no primeiro ano.

Mário Silva traça uma comparação do pão à tecnologia, referindo que este elemento por si, é muito saudável. Mas menos saudável é o conteúdo e respetiva quantidade que lhe juntamos. “se barrarmos o pão com uma colher de marmelada pode ser mais interessante do ponto de vista nutricional do que uma colher muito generosa de manteiga, por exemplo. Ora o mesmo se passa com a tecnologia”. Afirma que pode ser usada para expandir os nossos conhecimentos, procurando conteúdos educativos e de fontes confiáveis ou pode-se escolher o entretenimento para passar o tempo livre. Menos saudável será consumir conteúdos de qualidade duvidosa, refere o especialista.

A app Heróis da Fruta é um exemplo de como a tecnologia pode ser utilizada como ferramenta de literacia para a saúde “e para lá da diversão do colecionismo, há uma componente educativa, em que cada vez que recolhemos a mesma carta que já possuímos na nossa coleção numa nova saqueta recolhida, desbloqueamos mais um conteúdo pedagógico, apresentado como um novo segredo ou curiosidade sobre aquele alimento, incentivando as crianças a experimentar novos sabores”.

Heróis da Fruta
Heróis da Fruta

Sobre o futuro do projeto, a APCOI diz ter planos para chegar a todas as cidades portuguesas até ao final do ano. Mas também há planos de internacionalização, à boleia dos resultados obtidos em Portugal na diminuição da obesidade. “Temos muitos países como Espanha, França, Alemanha, Itália ou até a Islândia já interessados em lançar localmente a app dos Heróis da Fruta. O próximo ano trará certamente muitas novidades para este projeto”.

Para comemorar o lançamento da app em Lisboa, durante a manhã de sábado vai haver diversas iniciativas no Mercado de Alvalade.

Pode fazer o download gratuito do jogo Heróis da Fruta para smartphones iOS e Android.