Um recém-publicado relatório da consultora App Annie demonstra que o número de downloads de aplicações móveis tem vindo a crescer exponencialmente na China. Ao todo, desde 2 de fevereiro, foram registados mais de 222 milhões de instalações através da App Store, em especial de aplicações de jogos.

De acordo os dados a que o Financial Times teve acesso, o número médio de downloads registado durante as duas primeiras semanas de fevereiro na China representa um aumento de 40% em comparação com os valores verificados na totalidade de 2019.

Os analistas da App Annie afirmam que o súbito crescimento se relaciona com a imposição de um tempo de quarentena que obrigou dezenas de milhões de pessoas a ficar em casa. “Neste ano, o número de downloads continuou a crescer mesmo depois das férias do Novo Ano Chinês, impulsionado pelos milhões de trabalhadores e estudantes que procuram formas alternativas de levar a cabo as atividades que faziam diariamente”, avançam os especialistas.

Categorias de aplicações com mais downloads na China
Créditos: App Annie / FT

Os videojogos lideram a tabela de aplicações mais instaladas, ultrapassando os 60 milhões de downloads semanais, correspondendo a um "boost" de 150 mil milhões de dólares para a indústria do gaming. Já no segundo lugar do “pódio” está a categoria da educação, com quase 20 milhões de instalações, seguindo-se a do entretenimento, com cerca de 15 milhões.

No que toca a aplicações, a China lançou também a “Close Contact Detector”, a qual alerta os indivíduos caso tenham estado em contacto próximo de alguém infetado com o COVID-19. A utilização de tecnologia para rastrear pacientes está a tornar-se cada vez mais comum no país. O governo chinês tem vindo a utilizar os sistemas de vigilância da população anteriormente implementados para monitorizar a evolução do surto e para tentar contê-lo.

É oficial: MWC 2020 não se realiza devido à ameaça do Coronavírus
É oficial: MWC 2020 não se realiza devido à ameaça do Coronavírus
Ver artigo

Recorde-se que o COVID-19 está a ter um forte impacto no mundo tecnológico. O surto que já infetou mais de 75 mil pessoas e provocou, até à data, cerca de 2.000 mortos levou ao cancelamento da edição de 2020 do Mobile World Congress e do Global Markiting Summit do Facebook, sendo que poderá causar também dificuldades na distribuição das consolas Nintendo Switch e adiar a chegada do novo iPad.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.