De acordo com David Marcus, atual responsável pelo Messenger, a app vai beneficiar com um conjunto de alterações que vão ser conduzidas ao longo deste ano. O norte-americano, que publicou um post acerca das falhas da plataforma no blog oficial do Facebook, acredita que é possível simplificar a aplicação, que, de acordo com o feedback dos utilizadores, deixou de ser um serviço de messaging, para ser “um bocadinho de tudo”. “A app ficou muito confusa”, escreve. “Esperem ver-nos a investir na simplificação do Messenger este ano”.

500 mil milhões de emojis e outros números sobre o Messenger em 2017
500 mil milhões de emojis e outros números sobre o Messenger em 2017
Ver artigo

Na verdade, para além de mensagens, o Facebook juntou ao Messenger um conjunto de funcionalidades adicionais que criaram demasiadas vertentes à aplicação. Jogos, anúncios, bots, lojas de stickers e molduras em realidade virtual são apenas alguns dos exemplos.

Note que esta decisão não significa que algumas funcionalidades venham a ser eliminadas. Na prática, a estratégia pode passar por redesenhar ou reorganizar a aplicação para que não fique tudo exposto nas mesmas secções.

Em adição, o foco vai mudar para o vídeo e para o áudio, sendo que o videochat em grupo será uma das maiores apostas da rede social.

As vias de interação com as empresas e os serviços também vão ser transformadas. De acordo com Marcus, o Facebook pretende tornar o Messenger numa das primeiras formas de interação entre utilizadores e negócios, uma vez que “ligar para uma empresa/serviço é uma coisa que ninguém gosta de fazer, seja quando for”.

Os anúncios também se vão poder expressar de outras formas. Uma das hipóteses é a criação de máscaras temáticas em AR. Estes métodos deverão substituir as atuais formas de publicidade da app, que os utilizadores consideram ser demasiado intrusiva.

Enquanto a nova versão da app não é lançada, pode instalar a atual, que é uma das mais utilizadas no mundo. As chamadas de grupo são uma das funcionalidades mais recentes de entre as muitas que o Facebook tem adicionado a esta aplicação.

O Messenger do Facebook está disponível para iOS, Android e Windows.