Devido à pandemia de COVID-19, as idas à praia têm agora de seguir novas regras para reduzir o risco de contágio. Entre as várias soluções tecnológicas que permitem aos banhistas estarem mais bem informados acerca do estado de ocupação das praias, "a Posso ir?" já é utilizada por mais de 240 mil portugueses, avançam a Deco Proteste e o movimento Tech4COVID19.
Em preparação para o mês de agosto que se avizinha, uma altura em que a afluência às praias aumenta, a aplicação está em constante atualização, indicam as criadoras da solução tecnológica. Os dados sobre o nível de ocupação das praias são fornecidos pela Agência Portuguesa do Ambiente, tendo como base as informações apresentadas pelos respetivos concessionários das praias.
A componente comunitária em tempo real assume também uma grande importância, graças à participação ativa dos banhistas. Além de disponibilizar informações sobre o estado de ocupação de 600 praias, costeiras e fluviais, a "Posso ir?" conta com informações sobre a afluência a farmácias, supermercados, restaurantes e outros estabelecimentos.
Presentes na aplicação estão informações oficiais sobre o nível de qualidade da água, o histórico de ocupação, dados sobre a existência de bandeira azul, assim como a respetiva vigilância. Em destaque, estão ainda dados acerca das infraestruturas disponíveis, como a acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida ou os serviços de pronto socorro. Os utilizadores daltónicos podem beneficiar de indicadores visuais para ajudar na navegação.
A aplicação está disponível gratuitamente tanto para dispositivos iOS, na App Store, como para Android, na Play Store.
Com as temperaturas a aumentar e com o fim-de-semana a caminho, como garantir a segurança nas idas à praia? O SAPO TEK reuniu algumas das aplicações que pode usar para estar mais bem informado e saber como funcionam os "semáforos": desde a Info Praia, app oficial que foi apontada por António Costa como a solução que todos devem instalar, à SandSpace, que foi desenvolvida por jovens do 12º ano e que vai representar Portugal na competição Apps for Good.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
20 anos de Halo 2 trazem mapas clássicos e a mítica Demo E3 de volta -
App do dia
Proteja a galáxia dos invasores com o Space shooter: Galaxy attack -
Site do dia
Google Earth reforça ferramenta Timelapse com imagens que remontam à Segunda Guerra Mundial -
How to TEK
Pesquisa no Google Fotos vai ficar mais fácil. É só usar linguagem “normal”
Comentários