Depois do anúncio de que o Estádio da Luz estava equipado com tecnologia 5G, é hora de colocar em prática a sua utilização. Infelizmente não há público, mas também não há serviço comercial de 5G, mas em casa os espetadores vão poder assistir pela televisão o potencial da tecnologia de quinta geração. O clássico Benfica-Porto será a estreia do uso de 5G na cobertura televisiva, sendo filmado com câmaras de TV equipadas com 5G, suportados por smartphones 5G. O objetivo é criar uma experiência televisiva mais imersiva e completa.

“O objetivo de demonstrar o potencial da nova geração de comunicações móveis e a robustez tecnológica do Estádio, a NOS junta-se à Benfica TV para a primeira transmissão televisiva de um jogo de futebol em 5G”, diz o comunicado. A transmissão televisiva será feita com recurso a quatro smartphones 5G, duas microcâmaras e duas câmaras profissionais também equipadas com 5G, “que vão trazer inovação para o processo de realização e produção da emissão”.

Altice Portugal garante cobertura 5G no Estádio do Dragão, Altice Arena, Cidade do Futebol e Autódromo do Algarve
Altice Portugal garante cobertura 5G no Estádio do Dragão, Altice Arena, Cidade do Futebol e Autódromo do Algarve
Ver artigo

Em abril, o estádio da Luz foi equipado com cobertura 5G, permitindo aos seus 65 mil adeptos e visitantes, quando puderem regressar aos jogos de futebol depois das medidas de isolamento por causa da pandemia, terem acesso a internet móvel em cerca de 10 vezes mas rápida que as ofertas atuais, com velocidades acima de 1 Gbps. Isto, claro, depois do fim do leilão do 5G e do começo da oferta de serviços públicos, processo que a Anacom quer acelerar, e que as empresas estão contra, nomeadamente a própria NOS.

Este será o primeiro evento desportivo realizado em 5G em Portugal, diz a NOS, que servirá para mostrar como será o futuro das transmissões. A empresa diz que a operação vai tornar-se mais leve e sustentável, eliminando recursos técnicos, servidores, cabos de ligação e rede.

A NOS explica que do lado do espetador, no conforto do sofá em casa, vai poder assistir a partida com uma camada imersiva, tendo acesso a uma maior diversidade de planos, assim como imagens captadas a partir de ângulos até agora inacessíveis. Isso deve-se aos equipamentos mais pequenos e ágeis, como os smartphones e microcâmaras, que podem agora ser utilizadas num contexto profissional, abrindo as oportunidades de filmagem.

tek SLB

Estão ainda prometidas transmissões sem falhas, atrasos ou cortes de imagem. A transmissão dos 90 minutos do jogo será complementada com momentos antecedentes à partida, incluindo a antevisão e o aquecimento dos jogadores. E depois do jogo, com entrevistas aos intervenientes, jogadores e treinadores.

A operação da transmissão vai envolver cerca de 50 técnicos da NOS e do SLB, para além da equipa de transmissão, operadores e assistentes de produção da Benfica TV e Media Luso.

Estádio do Sport Lisboa e Benfica é o primeiro com cobertura 5G em Portugal
Estádio do Sport Lisboa e Benfica é o primeiro com cobertura 5G em Portugal
Ver artigo

Os estádios de futebol, por concentrarem muitas pessoas, é sempre um local caótico para se conseguir fazer chamadas ou mesmo aceder à internet para partilhar fotos da partida nas redes sociais. O 5G vai dar uma grande ajuda aos utilizadores, pela maior capacidade da rede e conseguir processar um grande volume de dados, neste caso, no estádio. A NOS afirma que a media de processamento de dados durante uma partida, antes da pandemia, ultrapassava 1 TB, esperando-se duplique ou triplique mediante o número de assinantes do serviço.

No futuro, espera-se novos serviços com a introdução do 5G, nomeadamente a utilização de tecnologias de realidade virtual ou aumentada, acesso a estatísticas do jogo ou dos jogadores em tempo real, ou mesmo a possibilidade de aceder às diferentes câmaras de transmissão ou ver a partida em streaming em alta definição.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.