Ainda antes de arrancar o Mobile World Congress em Barcelona, as principais fabricantes começaram a tecer os seus planos de lançamento de smartphones 5G, como foi o caso da Samsung, a Xiaomi, a Huawei e a LG, para salientar alguns. Mas em que estradas vão estes “bólides” circular? Para já, apenas no seu “quintal”, mas em breve as operadoras vão começar a abrir as suas “autoestradas” 5G.

Na semana passada a americana Verizon prometia o lançamento da quinta geração mobile até ao fim de 2019 em 30 cidades dos Estados Unidos, sem referir quais ou data concreta. Já a T-Mobile na teoria disponibiliza uma rede 5G em 12 cidades americanas desde dezembro, mas até agora não havia nenhum equipamento disponível para a usufruir. Isto significa que assim que as fabricantes colocarem na rua as suas soluções mobile, os clientes terão hotspots, para já nesta fase de testes gratuita nas redes da AT&T. A saber, cidades como Atlanta, Charlotte, Dallas, Houston, Indianápolis, Jacksonville, Louisville, Oklahoma City, Nova Orleães, Raleigh, San Antonio e Waco estão teoricamente preparadas. A rede vai ser expandida nos próximos meses a Las Vegas, São Francisco e Los Angeles, por exemplo, como adianta o The Verge.

A mais recente operadora americana a assumir o compromisso 5G foi a Sprint, prevendo o arranque da sua rede em maio. As cidades escolhidas para a estreia foram Atlanta, Chicago, Dallas e Kansas City, seguindo-se Houston, Los Angeles, Nova Iorque, Phoenix e Washington DC na primeira metade do ano.

Para já, para além das promessas, o compromisso assumido parece ser um pouco tímido, pois as empresas têm sido vagas no que diz respeito a preços, planos de serviços, e até os objetivos das velocidades das redes. Para já, a velocidade parece ser um tabu, pois ninguém sabe ao certo de forma aberta como se comportarão as redes, e os testes feitos têm sido executados em ambientes controlados. Exemplo disso foi a Sprint, que durante uma chamada em vídeo para demonstração conseguiu atingir os 430 Mbps, o que é cerca de 10 vezes mais velocidade que as redes wireless LTE atuais conseguem oferecer. Os seus testes 5G estão a decorrer na baixa de Chicago.

Apesar da velocidade ser uma das características do 5G, os especialistas afirmam que é a estabilidade e consistência que irá marcar a próxima geração mobile, como até é possível constatar na tecnologia Wi-Fi 6.

O SAPO TEK está a explorar todos os espaços da Mobile World Congress 2019 e trouxe já as principais novidades e tendências, assim como anúncios de produtos, mas ainda tens mais para contar e pode continuar a acompanhar tudo aqui.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.