A Apple é hoje uma das fabricantes mais populares de smartphones, com a chegada de novos modelos a ser grandemente antecipada e com os lançamentos a gerarem entusiasmo, além de filas à porta das lojas. Mas ainda se lembra do primeiro iPhone lançado pela empresa da maçã?
Foi a 9 de janeiro de 2007 que Steve Jobs subiu ao palco da conferência Macworld, em São Francisco, para revelar ao mundo o primeiro smartphone da Apple. “Este é o dia que estava à espera nos últimos dois anos e meio. De vez em quando, um produto revolucionário chega para mudar tudo”, começou por realçar o antigo CEO da gigante tecnológica.
Recorde a apresentação do primeiro iPhone
De uma apresentação de uma hora e meia, cerca de 55 minutos foram dedicados ao iPhone, descrito por Steve Jobs como um equipamento que juntava as funcionalidades de um telemóvel com as de um iPod, permitindo simultaneamente navegar pela Internet: tudo com uma interface baseada num ecrã tátil.
Na altura, o primeiro iPhone, que chegou ao mercado com um design em tons prateados, tinha um ecrã tátil de 3,5 polegadas e contava com 4/8 GB de armazenamento interno, além de uma única câmara traseira, de 2 MP, que só permitia captar fotos.
O smartphone dispunha também de 15 aplicações, muitas das quais ainda existem :Calendário, Câmara, Relógio, Contactos, iPod, Google Maps, Messages, Notas, Telemóvel, Fotos, Safari, Stocks, Voice Memos, Meteorologia e Definições.
Clique nas imagens para recordar a apresentação do primeiro iPhone
O primeiro iPhone acabou por esgotar a poucas horas de ser colocado à venda, em julho de 2007. Ao todo, entre 2007 e 2018, a Apple vendeu cerca de 1,39 milhões de iPhones originais um pouco por todo o mundo, segundo dados da Statista.
Com o passar do tempo, a Apple continuou a introduzir novas tecnologias e funcionalidades nos seus smartphones, com o primeiro grande redesign do smartphone a chegar em 2010, com o lançamento do iPhone 4, que viria também a marcar a entrada da empresa na liderança da indústria.
Clique nas imagens para ver a evolução do iPhone ao longo do tempo
Recorde-se que a mais recente geração de smartphones da Apple foi revelada em setembro do ano passado. A linha iPhone 14, composta por quatro modelos, confirmou a aposta da empresa da maçã na gama alta, com uma subida de mais de 100 euros em relação aos valores do ano passado
Clique nas imagens para recordar o iPhone 14
Os rumores acerca da próxima geração de smartphones da Apple continuam a circular online e espera-se que a mudança das portas de carregamento Lightning por USB-C seja uma das grandes alterações a chegar à linha iPhone 15, seguindo as novas regras da União Europeia.
Acredita-se também que os modelos mais caros da próxima linha, o Pro e Ultra, vão estrear o chip A17 Bionic de 3 nm, que promete uma maior eficiência no consumo de energia. Por outro lado, espera-se que as versões standard e Plus do iPhone 15 estejam equipadas com o chip A16 Bionic, de 4 nm.
Ainda no que respeita a rumores, as versões Pro do iPhone 15 poderão trocar os botões físicos por digitais, com um aumento no número de motores hápticos incluídos nos modelos. Poderá também existir uma maior diferenciação entre as câmaras fotográficas dos modelos Pro e Ultra.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Cometas, chuvas de estrelas e incêndios na Madeira entre as imagens destacadas pela NASA -
App do dia
Red Hunt: Sky Fire é um shooter de naves inspirado nas máquinas arcade -
Site do dia
449 milhões de pessoas e realidades diferentes: os grandes números da UE num único documento -
How to TEK
Acelere a performance do Windows 11 com 6 dicas rápidas
Comentários