O mundo da robótica tem vindo a progredir ao longo do tempo, com robots capazes de fazer proezas que até há bem pouco tempo seriam consideradas impossíveis de realizar por autómatos. Além das suas competências, existem certos robots que se destacam pelo seu aspecto que pretende aproximar-se da figura humana, como o caso da bem conhecida Sophia ou até da Ai-Da.
Recentemente, um vídeo de um novo robot chamado Ameca, que parece saído diretamente do famoso filme I, Robot, está a percorrer as redes sociais e a deixar os internautas simultaneamente impressionados e intrigados, levando muitos a questionar-se se este é um autómato real ou uma criação feita a partir de CGI.
Veja vídeo do robot Ameca que está a intrigar a Internet
O robot Ameca foi desenvolvido pela Engineered Arts, que também participou na criação da Ai-Da. De acordo com a empresa britânica, o autómato foi concebido para servir como uma plataforma para futuras aplicações da tecnologia de inteligência artificial. Embora ainda não tenha a capacidade de andar, o robot é modular e a Engineered Arts planeia atualizar as suas competências ao longo do tempo.
Embora vários utilizadores acreditem que o vídeo do robot Ameca foi melhorado através efeitos especiais, a descrição do mesmo afirma que o que é demonstrado não é CGI. Por outro lado, noutro vídeo onde figura o autómato, é possível verificar que os seus movimentos são mais um pouco mais rígidos e mais semelhantes àquilo que seria de esperar de um robot da sua “espécie”.
Veja o robot Ameca em ação
Para lá do robot Ameca, que pode ser comprado ou até alugado para eventos, a Engineered Arts tem vindo a desenvolver um conjunto de outros autómatos, uns mais humanoides do que outros. Em destaque está o Mesmer, um robot humanoide modular, cujas aplicações se centram em torno da área do entretenimento e que poderá ver na galeria que se segue.
Clique nas imagens para conhecer alguns dos robots
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
20 anos de Halo 2 trazem mapas clássicos e a mítica Demo E3 de volta -
App do dia
Proteja a galáxia dos invasores com o Space shooter: Galaxy attack -
Site do dia
Google Earth reforça ferramenta Timelapse com imagens que remontam à Segunda Guerra Mundial -
How to TEK
Pesquisa no Google Fotos vai ficar mais fácil. É só usar linguagem “normal”
Comentários