A notícia foi avançada hoje pelo portal de notícias financeiras chinês Yicai. A empresa pretende construir a primeira linha de produção em grande escala para o Land Aircraft Carrier, um veículo composto por módulos terrestres e aéreos que podem ser separados e combinados de forma autónoma, para o qual poderá começar a aceitar reservas no próximo trimestre.
A Xpeng é uma das empresas que está a investir no desenvolvimento de carros voadores,os eVTOL (Electric Vertical Take-off and Landing). Na lista estão também a Wisk, uma empresa detida pela Boeing, a chinesa Hebei Jianxin Flying Car Technology Company, a Hyundai com o S-A2, a Joby Aviation e Volocopter que já deram espetáculo pelos céus de Nova Iorque e a norte americana Pivotal com o Helix, entre outros. Os veículos têm sido as estrelas de várias feiras de tecnologia, incluindo o MWC de Barcelona, este ano.
Em outubro de 2021, a Xpeng AeroHT tinha angariado 500 milhões de dólares (456 milhões de euros) na maior ronda de financiamento para uma empresa asiática neste setor.
O vídeo da empresa mostra a evolução dos vários protótipos desde 2016
A empresa, que já solicitou a certificação do veículo pelas autoridades chinesas de aviação civil, realizou mais de 20 mil testes de voo com as cinco gerações anteriores de veículos. O objetivo é entregar os primeiros carros voadores a clientes em 2026.
O Land Aircraft Carrier é na base um camião de grande dimensão que transporta um drone de dois lugares. Este "carro voador" pode desligar-se do camião e transportar pessoas, mas não é claro qual a distância que pode percorrer.
A Xpeng já tinha comunicado que pretendia iniciar a produção massiva de carros voadores em 2024. O carro voador Xpeng X2 fez o seu primeiro voo público numa demonstração durante a conferência GITEX GLOBAL 2022, no Dubai, mantendo-se no ar durante 90 segundos.
O Xpeng X2 afirma-se como a quinta geração de veículos eVTOL (Electric Vertical Take-off and Landing) da AeroHT. De acordo com a empresa, o veículo de dois lugares, que tem um modo de voo manual e outro autónomo, conta com uma estrutura exterior de fibra de carbono e com um design aerodinâmico, tendo sido concebido para voos urbanos a baixa altitude e a distâncias curtas.
Veja as imagens
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Missão Ariel da ESA quer explorar 1.000 exoplanetas e Portugal ajuda com engenharia e ciência -
App do dia
Wayther: uma nova app de previsões meteorológicas detalhadas para otimizar viagens -
Site do dia
Tetr.io é uma versão competitiva de Tetris e os adversários não dão tréguas -
How to TEK
Farto de reagir no WhatsApp com emojis? Crie os seus próprios stickers
Comentários