A E2Tech tem este ano um grande desafio: convencer os fãs dos videojogos a visitarem o novo evento dedicado ao gaming sob um novo nome: Moche XL Games World, depois do “divórcio” com a FIL, que passa a organizar internamente o Lisboa Games Week, já na próxima semana. O Altice Arena recebe mais uma vez um evento onde se celebram os videojogos, as competições de eSports e diversas atividades proporcionadas pelas diferentes marcas, desde a Sony PlayStation e Nintendo, mas também a Asus, a FPF, a Worten, e outras entidades que se juntaram à festa. O espaço havia sido o palco do Moche XL Esports, evento totalmente dedicado às competições de eSports.

Até ao próximo domingo, os visitantes vão poder experimentar algumas novidades de videojogos, testar periféricos para as consolas e computadores, e claro experienciar algumas atividades baseadas em alguns títulos famosos, ou pelo menos era isso que estava previsto no papel. O que o SAPO TEK assistiu, neste arranque “caótico” do primeiro dia, foi os stands a oferecem jogos, seja a ativação da marca de bebidas energéticas Monster, com consolas no seu espaço; à badalada arena de Fortnite com dezenas de postos de jogo que faz alusão às antigas LAN parties, que no fundo foi a génese da empresa organizadora do evento; e até a Worten que decidiu criar um forte do velho oeste, mas por dentro era a mesma loja de produtos eletrónicos e videojogos que costuma ter presente nestes eventos. Apenas para destacar alguns dos espaços reconhecíveis.

De destacar, no entanto, o “campo de futebol” virtual que a Federação Portuguesa de Futebol trouxe desta vez para o XL Games World. As competições de FIFA passam por aqui, mas o espaço é amplo, totalmente coberto por relvado sintético, e claro, repleto de consolas com FIFA 20 para os visitantes jogarem. A área estava bem iluminada, especialmente o grande palco onde se vão realizar alguns duelos futebolísticos virtuais.

Dois espaços que gostaríamos de destacar é o IndieX e o retrogaming, áreas bastante apreciadas e que anteriormente atraiam muitos visitantes ao Lisboa Games Week. Neste caso, o IndieX mantém a missão de apresentar um showcase de jogos indie produzidos em solo nacional e internacional. Os 50 jogos expostos podem ser experimentados pelos visitantes, além de estarem sob a avaliação de um júri, com o vencedor a amealhar um prémio de 5.000 euros. A organização recebeu mais de 350 candidaturas, sendo 300 delas internacionais, destacando-se a Espanha e a Indonésia com o maior número de projetos no evento. O SAPO TEK esteve à conversa com Ricardo Correia, responsável pelo espaço, numa entrevista que será publicada mais tarde.

Já o espaço de retrogaming, a organização do Moche XL Games World teve como objetivo recriar os salões de árcade dos anos 1980, com mesas de pinball, diversas máquinas de jogos clássicos, e não faltaram mesmo os posters nas paredes e música da época a condizer. Se todos estes sons e movimentos salientam a nostalgia dos mais velhos, ainda faltavam alguns ingredientes: a fumaceira dos cigarros e os seguranças a “correrem” com os jovens menores de 16 anos do salão. Aqui, todos foram muito bem-vindos!

A presença da PlayStation continua a ser um dos cartões de visita dos eventos de gaming, assim como a Nintendo, ambas com um espaço dedicado para mostrar as suas novidades. No caso da Sony, tem um palco com atividades e gravações ao vivo do seu programa Modo PlayStation. Mas trouxe os velhos conhecidos Spider-Man, Gran Turismo Sport, mas também Nioh 2 e Predator: Hunting Grounds, ambos com lançamento no próximo ano, e o recém-lançado Death Stranding. A Nintendo também está a fazer a festa com as suas novidades, destacando-se Luigi’s Mansion 2 e o lançamento de Pokémon Sword and Shield. Durante o fim-de-semana vai haver torneios de Super Smash Bros. Ultimate a contar para o qualificador europeu.

A Lenovo conta com a sua gama de computadores LEGION no seu stand, prometendo realizar diversas atividades, tais como Masterclasses, passatempos e torneios, reunindo alguns jogadores como João Oliveira e Shikai. Jogos como FIFA 20, CS: GO, World of Warcraft, Apex Legends e Fortnite podem ser testados no espaço.

tek Moche XL Games World
tek Moche XL Games World A área de retro gaming fez lembrar um salão de arcades dos anos 1980, mas sem o ambiente "fumancento".

O XL Moche Games World destaca-se ainda pelas competições de eSports e esta edição tem alguns torneios profissionais imperdíveis pelos fãs. As partidas da Final Four da nova temporada de Worten Game Ring Master League Portugal de CS: GO têm lugar este sábado e domingo, com o título nacional a ser disputado pela Vodafone Giants, OFFSET, eXploit e FTW Esports. As mesmas equipas têm ainda uma competição adicional, em antecipação, na sexta-feira, a contar para a possibilidade de entrarem num qualificador europeu, a contar para a WESG, na China. Portanto, um duplo motivo para acompanhar as competições de CS: GO. Mas vai haver torneios de PES 2020 e FIFA 20 também, assim como a possibilidade de jogar League of Legends em diferentes expositores.

Apesar do potencial, ainda existem detalhes que merecem ser salientados, infelizmente pela negativa, neste tipo de eventos. A ausência (e posteriormente improvisada) sala de imprensa com as condições mínimas para os jornalistas trabalharem. E o mau comum em praticamente todos os grandes eventos, que é a falta de um briefing aos seguranças para orientar as pessoas. A equipa do SAPO TEK esteve mais de meia hora, num autêntico ping-pong à chuva para descobrir onde se levantavam as credenciais de imprensa. Foi necessário a agência de comunicação da organização “furar” e colocar-nos dentro. São problemas típicos de uma organização com uma equipa pequena, mas que impendem a fluidez dos profissionais.

Há mais coisas para descobrir e para ver durante o Moche XL Games World e o SAPO TEK tem uma equipa à procura de mais curiosidades. Fique atento.

SAPO TEK e SAPO Desporto no Moche XL Games World

O SAPO está no Moche XL Games World para conhecer todas as novidades do mundo dos videojogos e eSports. Acompanhe todas as notícias connosco e veja as fotos