Foi no passado mês de abril que a Zero Zero Robotics anunciou o seu drone ultraportátil. Com menos de 250 gramas de peso, o Hoover Camera Passport foi apresentado como uma solução otimizada para o transporte e para a utilização pessoal. Seis meses depois, os primeiros exemplares começam a chegar às casas dos utilizadores.

As características do aparelho deixam claro que as intenções da empresa era simplificar. Dobrado, o Passport não fica maior do que um livro fechado e as dobradiças acopladas aos propulsores tornam a montagem exigida para o lançamento num processo rápido e simples.

Uma vez no ar, o drone é capaz de gravar em 4K e fotografar com uma resolução máxima de 13MP. A câmara utiliza ainda uma tecnologia de deteção facial e corporal para conseguir acompanhar ou orbitar o piloto e melhorar o registo de selfies que podem ser configuradas através de uma aplicação móvel.

A app disponibiliza também os controlos que comunicam com o drone através de uma ligação WiFi a uma distância máxima permitida de 20 metros. Com uma bateria totalmente carregada, o Passport consegue voar durante 10 minutos seguidos e atinge uma velocidade máxima de 29 km/h.

Para um drone simples como este, o preço pode ser um fator de eliminação. Se quiser obter o Passport terá de dispensar 600 dólares, pouco mais de 544 euros aos quais se subtraem 50 dólares de desconto durante as próximas duas semanas. Se estiver à procura de uma proposta mais profissional, capaz de voar durante vários minutos a grandes altitudes, esta é a opção errada. Por outro lado, se quiser elevar a qualidade das suas selfies a outro patamar, considere o Passport.

As primeiras encomendas vão começar a ser remetidas esta semana.