As principais marcas tecnológicas aproveitam a CES para mostrar não apenas novos produtos que estão para chegar ao mercado em breve, mas também a sua visão para tendências futuras. Na CES 2024 ficam marcadas tendências de ecrãs transparentes e dobráveis para o futuro dos televisores. E no mundo automóvel, a inteligência artificial generativa, como o ChatGPT vai ajudar nas funcionalidades de navegação, infotainment e outros equipamentos.

Mas o evento é também um local onde se pode encontrar robots e gadgets extravagantes ou simplesmente esquisitos. Tal como nos anos anteriores, o SAPO TEK procurou reunir os mais engraçados, independentemente da sua utilidade.

Os robots simpáticos deram mais cor ao evento

A LG, entre os diversos televisores e outros equipamentos para a casa, apresentou um simpático robot que pretende ser o mordomo inteligente dos nossos lares. O seu sistema usa IA multimodal, aliando reconhecimento de voz e imagem com processamento de linguagem natural. Este agente doméstico compreende contextos e as intenções, comunicando ativamente com os utilizadores.

Veja na galeria imagens dos robots e gadgets estranhos da CES 2024

A Samsung também levou o simpático Ballie para o evento, embora apenas em vídeo. Este robot não é uma novidade, pois foi apresentado em 2020. Na altura, a IA generativa ainda estava longe das proporções atuais e por isso, a nova versão funciona como um chatbot, assistente doméstico e ainda tem a capacidade de projetar imagens nas paredes ou teto. Tal como o mordomo da LG, o Ballie pode manter o utilizador atualizado sobre o estado dos seus animais domésticos na sua ausência, gerir outros equipamentos inteligentes e até atender chamadas.

Os robots vieram mesmo para se tornarem nos mordomos da casa e a Ogmen Robotics levou o seu ORo para ajudar a entreter e treinar os animais de estimação. Este pode arremessar bolas e até alimentar cães e gatos da casa. Fica a dúvida se também limpa os “presentinhos” que os animais libertam pela casa, mas aí, o companheiro Roomba poderia ter ciúmes. Uma das suas vantagens é estar sempre perto do animal, o que na ausência dos donos permite estabelecer chamadas de vídeo bidirecionais de qualquer lado.

Veja o vídeo

O ORo também pode filmar ou fotografar os animais para partilhar online e o seu sistema de inteligência artificial aprende a forma como o animal brinca, compreendendo os seus padrões de comportamento, além de poder tocar música.  O robot já tem lançamento previsto para abril, com um preço de 799 dólares, incluindo o dispensador de comida e tijela.

A proposta da RcLab chama-se MOBINN, um robot de entregas com a particularidade de conseguir subir escadas, mantendo as encomendas sempre estáveis. As suas rodas são flexíveis e o depósito da carga atua como um baloiço, garantindo que não entorna nada quando passa por terrenos irregulares ou escadas. O sistema de navegação é gerido por radares LiDAR.

Para pessoas mais solitárias, sobretudo as mais idosas, muitas vezes dependem da companhia dos seus animais de estimação. O Loona é um companheiro robótico alimentado por ChatGPT, capaz de oferecer uma conversa mais natural com as pessoas. A proposta da Beijing KEYi Technology também pode ser usado pelos mais novos, sendo capaz de jogar jogos interativos além de ser uma plataforma de aprendizagem de programação. O robot reconhece gestos, comandos de voz, reproduzido no seu pequeno ecrã facial diferentes expressões mediante o contexto. O seu preço começa nos 380 dólares.

Utilizar robots a fazer e servir bebidas não é propriamente uma novidade e o AI Bar utiliza reconhecimento facial para ajudar nos pedidos dos clientes. E o Barsys Smart Coaster ajuda a misturar bebidas para fazer cocktails. Mas a estrela da CES foi o ADAM, um robot barista, construído pela Richtech Robotics. Tem mais de 20 bebidas listadas no menu, desde cafés a cocktails. Os visitantes podiam fazer pedidos através de linguagem natural e o robot tem a vantagem de usar os dois braços de forma independente para servir duas bebidas em simultâneo.

A startup francesa Enchanted Tools levou para a CES o Miroki, um protótipo de uma nova geração de robots humanoides que não tem apenas um aspeto fofo, como pretende ser útil. E este foi claramente inspirado nas personagens manga, misturando elementos de uma criança e uma raposa. A startup não pretende oferecer mais um robot insípido, mas algo com personalidade e Miroki está envolvido num ecossistema narrativo, com uma história de fundo que os futuros donos podem explorar. Este pode ser usado no sector médico para entreter as crianças, em serviços de hospedagem, aeroportos ou mesmo num formato motivacional em áreas de logística.

Gadgets estranhos que chamam à atenção

Certamente que um gadget fora do comum chama mais a atenção que um computador, frigorifico ou televisor. Durante a CES foram apresentados alguns equipamentos que ainda hoje estamos a pensar para o que é que servem. Veja-se o caso do r1, um pequeno gadget desenvolvido pela rabbit, composto por um sistema operativo com agentes de IA personalizados, concebidos para dar conta de uma variedade de afazeres e para agilizar a vida digital. Diz que é um “companheiro de bolso” capaz de navegar por apps por si, uma vez que aprende a partir dos comportamentos dos utilizadores quando utilizam aplicações.

Clique para ver com mais detalhes

E se a sua escova de dentes falasse consigo? A Oclean Ultra X é uma escova com IA que comunica com o utilizador através de condução óssea. Imagine um assistente que indica onde deve esfregar mais ou quando não está a lavar bem os dentes. Estaria disposto a experimentar? Esta está disponível para compra por 80 euros. Por outro lado, há uma almofada que promete reduzir 89% dos casos de ressonar das pessoas a dormir.

A solução de almofada inteligente da DeRucci tem um sensor que deteta os roncos e agita a cabeça da pessoa para procurar uma posição em que não emita sons cavernais, o que é melhor do que levar uma cotovelada do cônjuge. E a Garmin também apresentou o HRM-Fit, um wearable para as senhoras usarem em conjunto com um soutien desportivo. Este monitoriza o ritmo cardíaco e outras informações durante as atividades desportivas.

Farto dos teclados virtuais que além de ocuparem espaço no ecrã e altamente dependentes dos teimosos corretores ortográficos? Clicks é um teclado QWERTY físico para o iPhone que promete libertar mais espaço no ecrã e trazer uma maior precisão e rapidez na escrita. Esta solução lembra os tempos onde o Black Berry dominava o segmento de telemóveis empresariais.

Clique para ver com mais detalhe

Se tivéssemos de atribuir um prémio ao produto mais bizarro da CES 2024, talvez o Augmental MouthPad^ ganharia o prémio. O evento serviu de palco à primeira demonstração pública deste periférico. Trata-se de uma placa dental colocada no céu da boca com funcionalidades táteis para interagir com a língua. É como se metesse na boca um trackpad de um computador portátil, permitindo desta forma controlar smartphones e outros equipamentos conectados. Mas por muito bizarro que possa soar, este wearable pode ser usado por pessoas deficientes ou incapacitadas, impossibilitadas de usar os dedos para interagir com os equipamentos. Pode ver no vídeo a demonstração realizada pela Augmental.

Veja o vídeo

A CES não ficaria completa sem a presença de brinquedos sexuais e a empresa norueguesa Ohdoki apresentou um novo acessório para apimentar as relações. Chama-se Oh! e tem uma ligação sem fios por Bluetooth que utiliza tecnologia sónica para vibrações personalizadas. E pode sincronizar o Oh! aos serviços de streaming de música e vídeo. Consegue imaginar vibrações personalizadas ao ritmo dos seus artistas favoritos? Também tem opções para parceiros que estão geograficamente afastados interagirem.

O SAPO TEK está a seguir tudo o que se passa na CES 2024, com os principais anúncios que marcam tendências para este ano e os próximos, mas também os gadgets mais curiosos que sempre surgem nestas feiras. Acompanhe tudo no dossier da CES 2024.