O mundo da robótica tem sido palco para a inovação, com autómatos capazes de realizar tarefas humanas com alguma facilidade, porém, as que requerem alguma delicadeza e que para nós até podem parecer mais banais, como, por exemplo, descascar uma banana, tornam-se mais complicadas. Mas há agora um novo robot que demonstra que é possível.

Desenvolvido pelo Laboratório de Sistemas Inteligentes e Informática da Universidade de Tóquio, este autómato, composto por dois braços robóticos, foi concebido para descascar bananas de forma cuidadosa, tentando evitar “acidentes” durante o processo e sendo capaz de completar a tarefa em cerca de três minutos.

Veja o robot em ação

Como avança a Reuters, os investigadores treinaram o robot através de um processo de aprendizagem por imitação, recorrendo a dados de múltiplas demonstrações de humanos a descascar bananas.

Embora o robot tenha uma taxa de sucesso de 57%, os especialistas indicam que vão continuar a refinar a tecnologia, utilizando o mesmo método para treinar o robot para que este seja capaz de realizar outras tarefas humanas igualmente delicadas.

Os investigadores esperam que a sua criação seja capaz de ajudar a mitigar a escassez de trabalhadores em áreas como restauração, ou até em fábricas de produção alimentar, no Japão.

Já nos Estados Unidos, a cadeia de fast food White Castle é uma das empresas a tirar partido deste tipo de soluções robóticas, tendo feito uma parceria com a Miso Robotics para levar o Flippy, o robot chef de cozinha da empresa, para a estação dos fritos de alguns dos seus restaurantes.

Clique nas imagens para mais detalhes 

O Flippy recorre a inteligência artificial para identificar o tipo de comida com que vai interagir, recolhe o produto, coloca-o a fritar, retira e escorre. No final, deposita-o no local de onde será retirado para ser servido. Segundo dados da Miso Robotics, a versão mais recente do robot consegue operar de forma totalmente autónoma e preparar 60 porções de comida por hora, o equivalente a 300 doses por dia.

Veja o Flippy em ação