![20 mil fotografias e a contar: ExoMars partilha nova imagem de Marte](/assets/img/blank.png)
A ExoMars continua a sua missão de vigilância de Marte, enviando para a Terra imagens importantes sobre a superfície do planeta que são analisadas pelos investigadores, enquanto analisa os gases da sua atmosfera. Hoje a ESA partilhou aquela que é a imagem número 20 mil captada pela sua câmara CaSSIS (Colour and Stereo Surface Imaging System), construída na Universidade de Bern.
A imagem, que foi captada no dia 13 de dezembro do ano passado, apresenta o Solis Dorsum, que a ESA explica ser o segmento de um cume enrugado proeminente numa vasta zona vulcânica, conhecida como Tharsis.
![tek exomars tek exomars](/assets/img/blank.png)
Estes cumes enrugados são características tectónicas que são formadas por camadas de lava em basalto, devido ao carregamento e dobragem da crosta do planeta, no manto superior, salienta a ESA. Estas são causadas pelo arrefecimento do interior do planeta e respetiva contração. Estes fenómenos ajudam a revelar e compreender os detalhes da história geológica de Marte.
A ExoMars foi lançada em 2016 para Marte em cooperação com a agência espacial russa, e leva tecnologia portuguesa a bordo, seguindo os passos da Mars Express, que orbita o planeta há uma década e que identificou variações no metano existente na atmosfera daquele planeta. Foi esta descoberta que deu o mote para o lançamento da ExoMars, que vai medir os gases na atmosfera do planeta vermelho durante os próximos anos.
Veja na galeria mais imagens captadas pelo ExoMars de Marte:
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Gemini 2: A pequena grande missão que abriu portas para a conquista da Lua -
Site do dia
28 dez 2024 09:48 Um esquilo entalado e uma águia perseguida: estas são as fotos mais cómicas de animais -
App do dia
O Duolingo do fitness chegou. Chama-se Impakt e quer mudar os seus treinos para melhor -
How to TEK
Google Maps pode ser transformado numa “máquina do tempo”. Veja como
Comentários