O SAPO TEK acompanha ao minuto toda a atualidade da ciência e tecnologia, do espaço à computação quântica, com notícias sobre os desenvolvimentos científicos e as tendências a acompanhar
Chama-se eSoil, é composto de substâncias orgânicas misturadas com um polímero condutor que pode ser encontrado em sensores e ecrãs OLED e acelera o crescimento de plantas, ou pelo menos de sementes de cevada.
No próximo dia 3 de janeiro a Terra estará mais próxima do Sol, o designado periélio, que coincide com a maior velocidade orbital do planeta, atingindo os 30,3 quilómetros por segundo, indica o "site" norte-americano EarthSky.
O rover Curiosity da NASA esteve parado durante a conjunção solar no final do ano passado, mas ainda antes conseguiu captar um conjunto de imagens que foram transformadas em timelapses do dia em Marte.
Se tudo correr como planeado, o módulo SLIM deverá pousar na superfície da Lua entre os dias 20 e 21 de janeiro do próximo ano. Em antecipação à alunagem, a Agência Espacial Japonesa partilhou também uma simulação que mostra como decorrerá todo o processo.
Com um novo nome, a antiga OSIRIS-REx partiu numa nova aventura, desta vez para estudar o asteroide Apophis, ou “Deus do Caos”, que vai fazer um voo próximo à Terra em 2029, algo que não acontece desde o início da história registada.
Apesar das tensões elevadas devido à guerra na Ucrânia, os Estados Unidos e a Rússia vão continuar a cooperar no espaço, garantindo a manutenção dos voos conjuntos para a ISS até pelo menos 2025.
Descrito como não invasivo e portátil, o sistema desenvolvido por investigadores australianos segmenta a atividade cerebral, permitindo diferenciar entre características e padrões específicos, fazendo depois a tradução para palavras e frases.
A Agência Espacial Europeia (ESA) tem previsto, para 2024, o regresso autónomo ao Espaço, com o voo inaugural do Ariane 6, a retoma das atividades do Vega-C e o lançamento da missão de defesa planetária Hera.
A Agência Japonesa de Exploração Aeroespacial (JAXA) anunciou que o módulo lunar, lançado em setembro, entrou com sucesso na órbita lunar. O país pode ser o 5º a conseguir com sucesso aterrar na Lua.
As visões do telescópio Hubble e do observatório de raios-X Chandra mostram o espaço com as decorações próprias da época: uma árvore de Natal e uma espécie de globo de neve cintilante.
São dois os concursos que a Fundação para a Ciência e a Tecnologia abre hoje e que se destinam ao financiamento de projetos de I&D em todos os domínios científicos. A dotação global é de 140 milhões de euros.
Uma equipa do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço usou o caçador de exoplanetas ESPRESSO para estudar os ventos em Júpiter, provando que tal também é possível a partir da Terra, sem depender apenas das missões espaciais.
Os cientistas revelaram uma substância criada a partir de carbono e nitrogénio que é quase inquebrável, podendo rivalizar com o diamante como o material mais resistente do planeta.
Instituições de ensino superior e laboratórios de investigação têm a partir de hoje para apresentarem a candidatura ao concurso da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) para o cofinanciamento da integração na carreira de 1.000 docentes ou investigadores.
A ESA atribuiu uma bolsa de 90 mil euros a investigador da Universidade de Coimbra para desenvolver um equipamento low cost para identificar e caracterizar o lixo espacial.
O top das estrelas mais pequenas do universo tem uma nova líder. A descoberta foi feita com a ajuda do telescópio James Webb e contou com a astrónoma portuguesa Catarina Alves de Oliveira na equipa de investigação.
O entusiasmo de 70 mil fãs da cantora Taylor Swift foi registado pelo Pacific Northwest Seismic Network, durante uma atuação em Seattle em julho, durante a música “Shake it off”.
Teodoro Nguema Obiang visitou hoje o centro de operações da Roscosmos e já disse que aceitou o convite do presidente da agência espacial russa para uma viagem espacial.
Um evento solar dramático testemunhado pela missão MAVEN pode ajudar os cientistas a compreenderem melhor a física que impulsiona a perda atmosférica e a perda de água em Marte.
Chamado Brainoware, o sistema de hardware de IA construído a partir de tecido cerebral humano, criado em laboratório, quer imitar a estrutura e os princípios de funcionamento do cérebro e foi testado em campos como o do reconhecimento da fala e do cálculo matemático.
Poderia ser uma espécie de truque de magia, mas já se sabe o que vai levar ao momento raro, há muito esperado, que acontece na próxima madrugada entre a resplandecente estrela Betelgeuse e o asteroide (319) Leona.
Desta vez, o telescópio James Webb captou uma imagem incrível do que sobrou de uma estrela que explodiu há cerca de 340 anos, com detalhes nunca antes vistos. Trata-se da já conhecida Cas A, que tem os seus “restos” a 11.000 anos-luz de distância, na constelação de Cassiopeia.