O SAPO TEK acompanha ao minuto toda a atualidade da ciência e tecnologia, do espaço à computação quântica, com notícias sobre os desenvolvimentos científicos e as tendências a acompanhar
Além de múltiplos cortes no financiamento de projetos em áreas como heliofísica e ciências planetárias, e do fim de várias missões, uma proposta de orçamento da Administração Trump quer cancelar o lançamento do telescópio Nancy Grace Roman.
Lançada em 2021, a sonda Lucy da NASA tem como missão ajudar os cientistas a compreender a formação do sistema solar. Recentemente, a sonda fez uma passagem próxima pelo asteroide Donaldjohanson e, pelo caminho, captou novas fotos do rochedo espacial.
À primeira não correu bem, por causa do tempo. Aquele que promete vir a ser o grande concorrente da SpaceX na Internet por satélite, o projeto Kuiper da Amazon, volta a tentar a 28 de abril o lançamento dos primeiros 27 satélites de uma constelação de mais de 3.000.
Emiliano Ventura é responsável por toda a preparação dos astronautas da próxima missão da Axiom Space, que inclui uma “estadia” de 14 dias na Estação Espacial Internacional. Ao SAPO TEK, o fisiologista português conta como se prepara o corpo e a mente para os desafios da vida fora da Terra.
Com 70 anos completados este domingo, o astronauta da NASA Don Pettit realizou quatro missões espaciais, tendo passado um total de 590 dias no espaço. Regressou à Terra à boleia da Soyuz MS-26, juntamente com dois cosmonautas russos.
Exemplos de estrelas nos seus primeiros anos de vida, e a forma como evoluíram, fazem parte dos modelos tridimensionais que o Observatório Chandra da NASA acaba de divulgar e que abrem novas áreas para a investigação científica.
É já a partir de hoje, dia 17 de abril, que a chuva de meteoros Líridas regressa ao céu noturno. A chuva de estrelas, que se prolonga até ao dia 26 deste mês, atinge o seu pico entre as noites de 21 e 22 de abril.
Os cientistas recomendam cautela na análise dos dados, mas uma investigação revela que a atmosfera do planeta K2-18b perece ter a assinatura química de pelo menos uma de duas moléculas associadas à vida.
Um novo estudo sugere que idosos que usam smartphones, computadores e outros tipos de tecnologias digitais têm uma menor probabilidade de enfrentarem declínios cognitivos e condições como demência.
A sonda espacial Lucy, da NASA, está a seis dias e a menos de 80 milhões de quilómetros do seu segundo encontro com uma rocha espacial. Desta vez o alvo é o pequeno asteroide Donaldjohanson.
Segundo a teoria da NASA, quando um fluxo de partículas carregadas, conhecido como vento solar, atinge a superfície lunar, desencadeia uma reação química que pode gerar moléculas de água
A chuva de meteoros Líridas está de regresso esta semana. O fenómeno, que costuma dar espetáculo no céu todos os anos, por volta da segunda semana de abril, poderá ser observado entre os dias 17 e 26 deste mês.
A Europa é o continente que está a aquecer de forma mais rápida, com impactos extremos das alterações climáticas, mostra o relatório anual do programa europeu Copernicus.
Katy Perry e mais cinco "pioneiras" acabam de cumprir o objetivo de se tornarem astronautas. A viagem de 10 minutos como "turistas especiais" teve muitos gritos de entusiasmo, lágrimas e emoção, e mostra também como a exploração espacial mudou.
Um novo estudo, liderado por uma investigadora portuguesa, mostra como técnicas de machine learning trazem maior precisão à classificação de dentes de dinossauros, o que poderá trazer novos avanços significativos para o campo da paleontologia, em específico, à identificação de diferentes espécies.
É mais uma missão privada da empresa do bilionário Jeff Bezos. que promete a experiência de 11 minutos no espaço. Desta vez a expedição é composta só por mulheres, com a cantora Katy Perry e a namorada do dono da Amazon a bordo.
Numa galáxia distante, a 300 milhões de anos luz da Terra, um buraco negro massivo que parecia adormecido voltou à vida e começou a emitir flashes de luz de raios X. Os telescópios da Agência Espacial Europeia e da NASA foram colocados em campo para investigar o fenómeno raro.
As observações realizadas pelo Telescópio Espacial James Webb apresentaram uma reviravolta surpreendente à narrativa em torno daquela que se acredita ser a primeira estrela observada no ato de engolir um planeta.
O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais brasileiro aceitou uma parceria com o Laboratório de Referência do Estado para a Ciência Lunar e Planetária chinês, em Macau, para explorar asteroides.
Quando fez uma passagem por Urano em 1986, a sonda Voyager 2 da NASA ajudou os cientistas estimar que um dia neste planeta tinha 17 horas, 14 minutos e 24 segundos. Agora, com a ajuda do telescópio espacial Hubble, astrónomos descobriram que, afinal, o dia em Urano é um pouco mais longo.