A SpaceX atingiu no final da semana passada mais um recorde, para a história da aventura espacial privada. Ao longo do ano passado a empresa lançou 31 missões. Na sexta-feira, dia 22 de julho, ultrapassou este número ao concretizar com sucesso o voo 32 de 2022, com os seus foguetões Falcon 9.

Atingir o número de voos de 2021 a pouco mais de metade do ano mostra que em 2022 os números serão muito mais expressivos e que o sistema está finalmente oleado e à prova dos incidentes que ensombraram as primeiras viagens.

A contribuir para o acelerar do ritmo das missões da empresa de Elon Musk está o projeto Starlink, que quer criar um serviço global de internet de alta velocidade, fornecido por uma constelação de satélites. Mas não só, a SpaceX também presta serviços para terceiros, como a NASA e empresas privadas, quer no que toca a viagens espaciais, quer para lançar satélites.

Veja um Falcon 9 da SpaceX primeiro “nas nuvens” e depois a pousar com sucesso no mar
Veja um Falcon 9 da SpaceX primeiro “nas nuvens” e depois a pousar com sucesso no mar
Ver artigo

No entanto, a missão do passado dia 22 de julho foi para reforçar a cobertura da Starlink, com mais 46 satélites transportados por um Falcon 9 para o espaço. A viagem de ida decorreu sem incidentes e aconteceu o mesmo com o regresso do primeiro estágio do lançador.

Recorde-se que a recuperação dos lançadores, desenhados para serem reutilizáveis, foi uma das grandes dores de cabeça da SpaceX numa fase inicial. Muitos foram perdidos, até que pousar na plataforma colocada pela empresa no meio do oceano para esse fim passasse a ser uma tarefa trivial.

Agora está tão treinada que deu azo a outro recorde, atingido também já este ano, em março. Nessa altura, a empresa reutilizou pela 12ª vez um lançador (proeza que conseguiu concretizar pela primeira vez em março de 2017), quando a expectativa inicial era de que fosse possível usar o mesmo booster um máximo de 10 vezes. Depois da marca das 12 vezes ter sido atingida já houve uma 13ª viagem.

SpaceX vai ser a primeira a reutilizar (finalmente) um foguetão
SpaceX vai ser a primeira a reutilizar (finalmente) um foguetão
Ver artigo

O 32ª voo da SpaceX em 2022 fez-se da base de Vandenberg, na Califórnia. Esta é uma das duas bases onde a SpaceX está a fazer lançamentos neste momento, o que lhe garante a possibilidade de prever para este ano um total de 52 voos. Em alguns dias, a empresa terá mesmo mais do que uma missão prevista, entre esta base, e a base de Cabo Canaveral, na Flórida.

A agenda ocupada permitiu bater outro recorde em junho, quando a SpaceX fez pela primeira vez três viagens para lançamento de satélites, em apenas 36 horas. Duas serviram para reforçar a constelação Starlink, primeiro com mais 53 satélites e depois com outros 36, entre ambas, a empresa ainda levou para o espaço dois satélites de uma empresa alemã.

Em junho deste ano, cumpriu-se uma década desde a primeira viagem da SpaceX à Estação Espacial Internacional. Uma história que já se faz de muitas histórias. Os 10 momentos mais marcantes estão registados na galeria de imagens que pode ver abaixo.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.