No final de abril, a Blue Origin deu a entender que, em breve, ia começar a vender bilhetes para viagens ao espaço na New Shepard, acrescentando que revelaria mais detalhes no dia 5 de maio. Sem fugir à sua promessa, a empresa espacial de Jeff Bezos apresenta agora os seus planos.

No seu website, a Blue Origin indica que a nave espacial fará o seu primeiro voo tripulado no dia 20 de julho e vai oferecer um bilhete ao vencedor de um leilão online. O processo decorrerá em três fases diferentes, com a primeira a terminar já a 19 de maio.

A empresa indica que, na primeira fase, os internautas poderão fazer as suas propostas na sua plataforma online, licitando o valor que desejem. A partir de 19 de maio, os valores tornar-se-ão visíveis ao público e as licitações dos participantes que queiram continuar terão de superar a proposta mais alta.

Por fim, no dia 12 de junho, chega a altura de finalizar o processo com um leilão online ao vivo, onde será definido o vencedor. A empresa explica que a licitação vencedora será doada ao Club for the Future, a fundação da Blue Origin, que tem como objetivo inspirar os mais novos a seguir carreiras na área das STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) e a inventar o futuro da vida no Espaço.

Depois de 167 dias na Estação Espacial os astronautas da Crew-1 da SpaceX já regressaram à Terra. Veja as imagens e vídeo
Depois de 167 dias na Estação Espacial os astronautas da Crew-1 da SpaceX já regressaram à Terra. Veja as imagens e vídeo
Ver artigo

No que toca a viagens espaciais tripuladas, a sua "rival" SpaceX, do magnata Elon Musk, está em vantagem, pois já realizou dois testes bem-sucedidos tripulados, o segundo bem recentemente. Ainda nesta semana, os astronautas da Crew-1, regressaram à Terra com sucesso depois de uma estadia de 167 dias na Estação Espacial Internacional.

A confiança da NASA na SpaceX levou a agência espacial a escolher a empresa para participar no programa Artemis que visa o regresso do Homem à Lua. Porém, a Blue Origin contestou a decisão, considerando a escolha imprópria e arriscada, impedindo a concorrência entre as empresas. A NASA acabou por suspender a sua decisão inicial, avançou a Reuters. A "pausa" no processo manter-se-á até que o Government Accountability Office dos Estados Unidos analise as reclamações remetidas pela empresa de Jeff Bezos e também pela Dynetics.

Recorde-se que, em abril, o New Shepard NS-15 realizar mais um voo com sucesso, naquela que foi mais uma etapa muito importante nos planos da Blue Origin para o futuro das missões tripuladas. O foguetão descolou das instalações da empresa no Texas, sendo a 15ª vez que subiu aos céus, provando novamente que os seus boosters podem ser reaproveitados depois da sua aterragem vertical no solo.

O voo do foguetão realizou-se como o previsto, atingindo uma velocidade máxima de 3.615 km/h a uma atitude de 106,021 metros durante os 10 minutores de duração do teste. Depois deu-se a fase descendente, com o foguetão a aterrar de forma muito suave no solo, como pode ver no vídeo que se segue.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.