Dados do observatório espacial Gaia ajudaram uma equipa de cientistas alemã a fazer mais uma descoberta importante sobre o processo de evolução da Via Láctea. A exploração de dados divulgados pelo satélite, ainda em 2020, permitiram juntar diferentes pistas e identificar mais um processo de colisão e fusão com outra galáxia, nos 12 mil milhões de anos de história da Via Láctea. A fusão com a já batizada Pontus não foi a mais recente, terá acontecido há oito ou 10 mil milhões de anos, mas era até agora desconhecida.

Uma nota publicada pela Agência Espacial Europeia e uma imagem explicam como chegaram os cientistas a esta conclusão e representam-na num mapa da Via Láctea. Segundo estes dados, a equipa liderada por Khyati Malhan, do Max-Planck-Institut für Astronomie, na Alemanha, centrou-se na pesquisa de vestígios de pequenas galáxias que se tenham fundido com a nossa.

Novas imagens mostram estrelas em órbita de buraco negro supermassivo na Via Láctea
Novas imagens mostram estrelas em órbita de buraco negro supermassivo na Via Láctea
Ver artigo

Estes vestígios podem ser identificados na auréola da Via Láctea, que rodeia o disco de estrelas mais jovens e a saliência central de estrelas mais antigas - na área mais iluminada da Via Láctea - quando o processo de colisão é lento. Nesses casos, as estrelas da galáxia em fusão formam uma corrente estelar, à medida que as forças gravitacionais, conhecidas como forças de maré, as afastam, deixando uma espécie de assinatura.

Se o processo for rápido esses vestígios não são percetíveis, mas há outras forma de os tentar identificar e foi isso que a equipa fez. Partiu do pressuposto que a galáxia que se funde não terá apenas estrelas e pode trazer à sua volta uma população de aglomerados estelares globulares (conjuntos de podem ter milhares de estrelas antigas ligadas gravitacionalmente) e pequenas galáxias satélites.

Estudaram 170 clusters deste tipo, 41 correntes estelares e 46 galáxias satélite da Via Láctea. Posicionaram-nas em função da energia e dinâmica e concluíram que 25% podem ser agrupados em seis grupos distintos, cada um correspondente a um processo distinto de fusão com a Via Láctea. Destes, cinco já tinham sido identificados O novo, Pontus, ganhou o nome do primeiro filho de Gaia, deusa da Terra na mitologia grega.

Os dados recolhidos em relação a este sexto processo de colisão permitem aos cientistas estimar que tenha ocorrido há oito a 10 mil milhões de anos, pela mesma altura que quatro dos outros cincos identificados. O evento mais recente, que já era conhecido e identificado como Sagitário, terá ocorrido há cinco ou seis mil milhões de anos “apenas” e ainda está a ser “processado” pela Via Láctea.

tek Gaia
Vestigios da fusão da galáxia Pontus com a Via Láctea créditos: ESA
Novo método ajuda a descobrir buraco negro escondido em enxame estelar fora da Via Láctea
Novo método ajuda a descobrir buraco negro escondido em enxame estelar fora da Via Láctea
Ver artigo

A imagem divulgada pela ESA faz uma representação da forma como o Gaia perceciona a Via Láctea. Os quadrados representam a localização dos aglomerados estelares que foram um dos alvos desta pesquisa. Os triângulos posicionam as galáxias satélite e os pontos as correntes estelares. A lilás (com ponto e quadrados) estão representados os objetos que a fusão com Pontus trouxe para a Via Láctea

Em junho deste ano o Observatório espacial Gaia vai disponibilizar novos dados, que podem ajudar a obter mais informação relevante para estas e outras pesquisas. A Missão Gaia tem como objetivo registar as propriedades de mil milhões de estrelas e fazer a partir daí uma representação a três dimensões da Via Láctea, um exercício que vai ajudar a reconstituir a história da própria galáxia e que é um ponto de partida para novas descobertas.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.