Uma equipa de engenheiros do Massachusetts Institute of Technology (MIT) ambiciona transformar o mundo da aviação e está a desenvolver um novo tipo de motor elétrico que poderá ajudar significativamente a reduzir a pegada carbónica do setor.

O projeto, apresentado em junho durante o mais recente Electric Aircraft Technologies Symposium do American Institute of Aeronautics and Astronautics, envolve a criação de um motor de um megawatt, algo que os investigadores veem como uma peça-chave para o desenvolvimento de aviões elétricos de grandes dimensões.

Clique nas imagens para ver com mais detalhe

Como avança o website MIT News, a equipa desenhou e testou os principais componentes do motor, mostrando através de cálculos que os mesmos são capazes de funcionar entre si para gerar um megawatt de potência. Na sua concepção atual, o motor foi desenhado para ter uma dimensão semelhante à de uma mala de viagem e um peso inferior ao de um adulto.

HERA (também) é um projeto europeu de “aviação verde” e vai ter tecnologia portuguesa
HERA (também) é um projeto europeu de “aviação verde” e vai ter tecnologia portuguesa
Ver artigo

Em aeronaves totalmente elétricas, a equipa prevê que o motor possa ser combinado com uma fonte de eletricidade, à semelhança de uma bateria ou uma célula de combustível. Há também a possibilidade de o combinar com um motor a combustão para alimentar um sistema de propulsão híbrido.

Reduzir as emissões de CO2 causadas pelo setor da aviação é um desafio, mas Zoltan Spakovszky, investigador que lidera o projeto, afirma que os motores que se enquadram na categoria megawatt desempenharão um papel importante neste processo.

Os investigadores esperam começar a montar a primeira versão funcional do motor elétrico e a testá-la a partir do Outono. A equipa defende que assim que as capacidades do motor forem demonstradas, o design criado poderá ser utilizado para alimentar aviões concebidas para o transporte de até 100 passageiros, ou combinado com motores a jato em sistemas de propulsão híbridos.

No futuro os investigadores esperam poder escalar o projeto, adaptando o design do motor para configurações multi-megawatt que seriam utilizadas em aeronaves de maiores dimensões.