A 13 de junho, o computador principal do Hubble, que controla os seus instrumentos científicos, deixou subitamente de funcionar. O telescópio espacial estava há mais um mês em “modo de segurança” e, depois de várias tentativas e muita investigação, os especialistas da NASA conseguiram encontrar uma solução para o problema.

O Hubble já está outra vez a funcionar e já partilhou as primeiras imagens.

ARP-MADORE2115-273 e ARP-MADORE0002-503
ARP-MADORE2115-273 e ARP-MADORE0002-503 Estas são as primeiras imagens partilhadas pelo Hubble depois de o telescópio espacial ter sido afetado por um erro misterioso que o bloqueou durante um mês. A ARP-MADORE2115-273 (esquerda) é um par de galáxias em colisão que pode ser observado no hemisfério sul, enquanto a ARP-MADORE0002-503 (à direita) é uma galáxia em espiral com um braço que se estende por 163 mil anos luz, o que faz com que seja três vezes mais expansiva do que a Via Láctea

De acordo com a agência espacial, o telescópio espacial foi paralisado por um problema na Unidade de Controlo de Energia, um componente que faz parte do computador principal do telescópio e que garante que todos os elementos de hardware que o compõem recebem energia suficiente.

A NASA detalha que a Unidade de Controlo de Energia fornece ao computador principal e à sua memória uma corrente constante de cinco volts de eletricidade, contando com um circuito secundário de proteção que deteta os níveis de voltagem.

A análise realizada pelos especialistas permitiu constatar que a paragem no computador principal se deveu a um nível de voltagem desadequado no exterior do circuito de proteção ou à degradação do mesmo.

Felizmente, a equipa conseguiu voltar a ligar um dos módulos computacionais de reserva do Hubble. Os especialistas estão agora a monitorizar todo o hardware para assegurar que está a funcionar corretamente e a iniciar o processo o regresso à normalidade, desligando o “modo de segurança”, num processo que poderá demorar ainda alguns dias.

Erro inesperado no software do telescópio Hubble leva NASA a ligar o “modo de segurança”
Erro inesperado no software do telescópio Hubble leva NASA a ligar o “modo de segurança”
Ver artigo

Recorde-se que ainda em março deste ano, um erro inesperado no software do Hubble levou a NASA a ter de ligar o “modo de segurança”. Já em outubro de 2018 o telescópio foi forçado a entrar no mesmo modo devido a uma avaria no seu giroscópio. Para resolver o problema foi necessário comandar o Hubble para realizar uma série de manobras estratégicas que permitiram calibrar o instrumento.

Para já, Hubble ainda não tem uma data marcada para a sua "reforma". Por outro lado, os planos para o lançamento do seu sucessor, o Telescópio Espacial James Webb, continuam a ser adiados.

No início de junho, a NASA e a ESA voltaram a adiar a data de lançamento do telescópio. Os planos apontavam para o dia 31 de outubro, mas um atraso nos trabalhos de preparação obrigou a mover o evento para umas semanas mais tarde. Embora ainda não exista nova data, é provável que o lançamento ocorra nos últimos dias de novembro ou no início de dezembro.

Clique nas imagens para mais detalhes sobre o Telescópio Espacial James Webb