Lançado em junho, o Rapid Action coronavirus Earth observation (RACE) combina dados dos satélites de observação com inteligência artificial para perceber o impacto da pandemia de COVID-19 nos níveis de poluição atmosférica na Europa, assim como as alterações causadas pela propagação da doença nas atividades económicas e no trânsito. Agora, já é possível consultar dados sobre Portugal no dashboard interativo.

A partir de agora, os utilizadores podem verificar o impacto da pandemia na qualidade do ar em Lisboa. Os dados são recolhidos pelo instrumento TROPOMI (TROPOspheric Monitoring Instrument) do satélite de monitorização terrestre Copernicus Sentinel-5P.

Dados sobre a qualidade do ar em Lisboa | RACE
créditos: RACE

Recorde-se que a plataforma resulta de uma colaboração entre a ESA e a Comissão Europeia, em parceria com entidades académicas e empresas que fornecem informação útil para monitorizar as mudanças sociais e económicas que resultam da pandemia da COVID-19 um pouco por toda a Europa.

No dashboard interativo é possível consultar as mudanças verificadas com base num determinado país ou num indicador, como por exemplo as movimentações comerciais numa cidade, e observá-las num mapa ou numa tabela de dados. A concentração de dióxido de nitrogénio nas principais cidades europeias é também um dos dados que está em destaque.

Como estudar a COVID-19 a partir do Espaço? Conheça o novo projeto da NASA, ESA e JAXA
Como estudar a COVID-19 a partir do Espaço? Conheça o novo projeto da NASA, ESA e JAXA
Ver artigo

Além do RACE há também o COVID-19 Earth Observation Dashboard, um projeto que reúne a NASA, a ESA e a Agência Japonesa de Exploração Aeroespacial (JAXA).

A plataforma online disponibiliza dados open-source sobre as principais mudanças na qualidade do ar, da água e do clima, assim como as alterações causadas pela propagação da COVID-19 nas atividades económicas e na agricultura. Até à data, o dashboard conta com informações acerca de 17 países, no entanto, ainda não existem dados sobre Portugal.