Durante estes últimos meses desde que foi lançado ao espaço no final de 2021, o telescópio espacial James Webb tem vindo a alinhar e a calibrar os seus instrumentos científicos. Todas as etapas planeadas pela NASA têm sido concluídas com sucesso, assim como os primeiros testes realizados, como a captação da sua primeira estrela.
Durante a sua jornada, o James Webb já estendeu a sua antena, abriu o escudo protetor, estabeleceu as comunicações com a base terrestre, alinhou os seus 18 espelhos hexagonais e fez as calibrações necessárias em preparação para o “mergulho no infinito”. Esta quinta-feira a NASA anunciou que a sétima etapa de alinhamento e calibração dos seus espelhos. A agência espacial partilhou aquela que é a imagem de teste dos espelhos totalmente alinhados.
Isto significa que os espelhos podem agora focar a luz do espaço para cada instrumento do telescópio, da forma como foi planeado pelos cientistas para captar as imagens. A partir deste ponto, qualquer mudança nos espelhos será mínima, de ajustes periódicos.
“Com o alinhamento dos espelhos completo, a equipa do James Webb vira as suas atenções para as tarefas dos instrumentos científicos”. Isso quer dizer que a equipa vai agora olhar para cada instrumento e conduzir calibrações individuais, utilizando diversas fontes astronómicas. Vai ser medido a quantidade de luz que entra no telescópio é detetada e gravada. As calibrações incluem a medição das pequenas distorções óticas dos instrumentos para mapear cada pixel no detetor para a sua localização precisa no céu que é visível.
A NASA diz ainda que vai medir a nitidez das imagens estelar a cada ponto, de forma a otimizar a extração da informação científica. O telescópio vai fazer demostrações na aquisição de alvos e testar alguns tipos de observações, incluindo pontos no nosso Sistema Solar e observações das passagens de exoplanetas.
Veja imagens do telescópio espacial James Webb
Lee Feinberg, gestor da componente ótica do James Webb, afirmou no blog da NASA que “estas extraordinárias imagens de teste do alinhamento bem-sucedido do telescópio demonstram que as pessoas de todos os países e continentes podem alcançar quando há uma visão científica corajosa para explorar o universo”.
A performance ótica do telescópio continua a superar as expetativas mais otimísticas da equipa de engenharia, é acrescentado. Esta nova fase de calibração dos instrumentos científicos tem uma previsão de dois meses e se tudo continuar a correr como planeado, estima-se que o James Webb comece a sua “verdadeira” missão de captura de imagens no Verão.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Missão Ariel da ESA quer explorar 1.000 exoplanetas e Portugal ajuda com engenharia e ciência -
App do dia
Wayther: uma nova app de previsões meteorológicas detalhadas para otimizar viagens -
Site do dia
Tetr.io é uma versão competitiva de Tetris e os adversários não dão tréguas -
How to TEK
Farto de reagir no WhatsApp com emojis? Crie os seus próprios stickers
Comentários