Em preparação para a missão que quer levar de novo o Homem à Lua já em 2024, a NASA anunciou que conseguiu testar de forma bem-sucedida os mecanismos de emergência da cápsula Orion. Em questão estava o Attitude Control Motor (ACM), o qual é responsável por guiar o Launch Abort System (LAS), o sistema de proteção dos astronautas numa situação de perigo, em caso de emergência.

Bastaram apenas 30 segundos de labaredas intensas para a NASA comprovar que o motor estava a funcionar como tinha planeado. A agência espacial elucida que, durante o teste, as oito válvulas de alta pressão conseguiram direcionar mais de 3.000 kg de impulso gerados pelo motor, provando que este tem força suficiente para guiar a cápsula Orion e aterrá-la em segurança.

A NASA explica que o LAS é composto por mais dois motores além do ACM. Um deles está preparado para separar o módulo onde está a tripulação do veículo de lançamento enquanto o outro é ativado quando o LAS deixar a cápsula. Para poderem ser utilizados nas missões lunares, os motores precisam de passar por diversos testes.

Entre 2020 a 2024, serão lançadas ao espaço três naves Artemis, as quais serão acompanhadas por cápsulas Orion. A NASA está a planear lançar a primeira missão não tripulada já em 2020.

tek artemis

Em 2022 está previsto o lançamento de uma segunda cápsula Orion, desta vez tripulada, na nave Artemis 2, destacando-se por ter na equipa primeira mulher que pisará o solo lunar. Por fim, em 2024, a NASA prevê que os astronautas cheguem ao satélite natural da Terra e por lá consigam ficar pelo menos durante um ano.

Recentemente, a NASA revelou que está a treinar um rover lunar para encontrar depósitos de água gelada no pólo sul da Lua. O anúncio surgiu depois de ter dado a conhecer que o primeiro foguetão SLS (Space Launch System) do programa Artemis já estava construído e pronto para uma “maratona” de testes.

Rover da NASA para missão lunar Artemis já começou a treinar os “primeiros passos” na Terra
Rover da NASA para missão lunar Artemis já começou a treinar os “primeiros passos” na Terra
Ver artigo

O VIPER ou Volatiles Investigating Polar Exploration Rover chegará à Lua em dezembro de 2022, mas até lá, o veículo está ainda a aprender a dar os “primeiros passos” no Simulated Lunar Operations Laboratory da NASA, em Ohio, Estados Unidos. Os testes têm como objetivo fazer uma avaliação do mecanismo de tração do veículo e das suas rodas, para perceber se este terá “poder” suficiente para se aventurar pelo terreno lunar irregular.

Este mês estamos a celebrar os 20 anos do SAPO TeK. Saiba mais em https://tek.sapo.pt/tag/SAPOTEK20anos

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.