Depois de ter sido adiada devido atrasos na entrega de software e equipamento, a missão Psyche da NASA acaba de partir rumo ao Espaço. Inicialmente, os planos previam que a missão partisse ontem, mas devido às condições meteorológicas que se faziam sentir, a equipa da agência espacial norte-americana acabou por adiá-la para hoje.

A missão que vai explorar o enigmático asteroide metálico Psyche rumou para o Espaço à boleia de um foguetão Falcon Heavy, da SpaceX, que levantou voo a partir da plataforma de lançamento 39A, no Centro Espacial Kennedy da NASA, na Flórida.

Clique nas imagens para ver o lançamento da missão Psyche

Minutos após o lançamento, o primeiro e segundo estágios do Falcon Heavy separaram-se. Após a ignição do motor do segundo estágio, os boosters laterais do foguetão, que entretanto se tinham separado, regressaram à Terra, aterrando na estação da Space Force no Cabo Canaveral, na Flórida.

Com a missão a avançar, o motor do segundo estágio foi desligado. A NASA explica que o motor foi ligado novamente de modo a dar à nave que dá boleia à missão o impulso necessário para sair da gravidade terrestre. A partir desse momento, a nave separou-se do segundo estágio do Falcon Heavy e a sonda Psyche continuou a seguir o seu caminho.

Psyche: missão da NASA já partiu rumo ao Espaço para estudar um asteroide metálico enigmático
Separação da sonda Psyche créditos: NASA (via YouTube)

Com 226 quilómetros de diâmetro, o asteroide Psyche fica situado no cinturão principal entre Marte e Júpiter e foi selecionado como objeto de estudo em 2017, como parte do programa Discovery da NASA. O Psyche tem vindo a intrigar os investigadores e acredita-se que o seu estudo poderá trazer novas respostas sobre o início do Sistema Solar.

NASA prepara-se para explorar “mundo desconhecido” com missão Psyche
NASA prepara-se para explorar “mundo desconhecido” com missão Psyche
Ver artigo

Dados obtidos através de radares permitiram obter mais alguma informação sobre o Psyche, mas, ao ser observado através dos telescópios terrestres, o asteroide aparece como um borrão difuso. A análise da luz refletida levou os cientistas a acreditar que o Psyche é rico em metal. Uma possível explicação é que o asteroide se formou no início do Sistema Solar.

A sonda que vai estudar o Psyche está equipada com uma variedade de instrumentos, incluindo um um magnetómetro para medir qualquer campo magnético e geradores de imagem para fotografar e mapear a superfície do asteroide. Há também espectrómetros para ajudar a perceber de que é feita a superfície.

Clique nas imagens para ver com mais detalhe

A missão da NASA vai viajar pelo Espaço durante seis anos até chegar à órbita do asteroide. Nove meses depois do lançamento, a missão Psyche vai navegar além de Marte,  usando a força gravitacional do planeta para se “lançar” em direção ao asteroide, numa viagem com cerca de 2,4 mil milhões de quilómetros.

À medida que a sonda se começar a aproximar do Psyche, serão ligadas as câmaras, que ajudarão a registar, pela primeira vez, imagens de alta definição do asteroide. Espera-se que a missão chegue a esse ponto em 2029, onde passará depois cerca de 26 meses.

Nota de redação: a notícia foi atualizada com mais informação. (Última atualização: 16h45)