
A sonda Hayabusa2 da Agência Espacial Japonesa (JAXA) “despediu-se” do asteróide Ryugu depois de ter passado um ano e meio a recolher amostras da sua composição. O instrumento de exploração espacial encontra-se agora a caminho da Terra, onde deixará uma cápsula para os investigadores.
Desde que chegou ao seu destino, em junho de 2018, a sonda realizou uma série de experiências para descobrir o que se esconde na superfície do asteróide: desde o envio de rovers ao disparo de uma mini "bola de canhão". Veja na galeria algumas das experiências realizadas pela sonda japonesa, assim como fotografias que tirou ao longo da sua missão.
Uma vez que o Ryugu é um asteróide carbonáceo, os cientistas esperam encontrar, nas amostras recolhidas pela sonda, informação não só acerca da sua formação, mas também sobre a origem e evolução de planetas à semelhança da Terra, para além de Mercúrio, Vénus e Marte. De acordo com a JAXA, estas poderão ajudar os investigadores a descobrir de que forma é que a vida surgiu no Mundo
Os investigadores da JAXA prevêem que a sonda Hayabusa2 faça a sua passagem pela Terra em dezembro de 2020, altura em que lançará uma cápsula com amostras para a nossa atmosfera. Se tudo correr como planeado, à medida que o instrumento seguir para a sua próxima missão exploratória, a esta aterrará na Austrália, onde será recolhida pelos cientistas, indica a Agência Espacial Japonesa em comunicado à imprensa.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Julien Roux desafia a gravidade a 4.823 metros de altitude numa linha suspensa entre dois balões -
App do dia
Faça guias personalizados para ouvir enquanto explora novos destinos com a Mapondo -
Site do dia
Quer ajudar a descobrir os segredos do Universo? Galaxy Zoo tem novas imagens do James Webb -
How to TEK
Está na altura de comprar um novo portátil? 5 sinais de alerta que não deve ignorar
Comentários