Ainda antes de 2023 terminar, a equipa do SAPO TEK fez uma análise dos principais temas que marcaram o ano no mundo das tecnologias, da “explosão” em popularidade da inteligência artificial, que se tornou uma companheira de trabalho e uma ameaça ao emprego, aos avanços na regulação das criptomoedas e oportunidades na Web3.

E para os leitores do SAPO TEK, qual foi o tema que mais impacto teve no mundo das tecnologias no ano passado? Os resultados da nossa votação mostram que a temática da inteligência artificial e das novas ameaças ao emprego é a que mais se destaca, com 69% dos participantes (2.702) a votarem nesta opção.

Votação: Quais foram os temas que marcaram o ano de 2023 no mundo das tecnologias?

Seguem-se as ameaças crescentes na cibersegurança, um tema escolhido por 13% dos leitores (496) que participaram na votação. Os chips de IA e a nova onda de supercomputadores surgem como o terceiro tema mais votado, tendo sido selecionado por 8% dos participantes (305).

Apenas 3% dos leitores (109) votaram no tema das redes sociais que começaram a “cobrar” em 2023. O tema do regresso antecipado à Lua foi escolhido por 2% (86), tal como o do crescimento (lento) do 5G (84).

Por fim, a segurança e liberdade na Web3 foi um tema selecionado por 1% dos leitores (54), em linha com temáticas como cloud gaming e o advento de novas consolas (36) e mais limites às Big Tech (25).

Não se esqueça, pode rever os artigos publicados pela equipa do SAPO TEK, assim como a opinião exclusiva de especialistas do sector através do nosso Especial de análise das notícias e tendências de 2023 no mundo da tecnologia. 

Já pode votar na nova pergunta do dia, sobre os receios e preocupações em relação à IA. Participe na votação!