O primeiro tablet da Amazon prepara-se para enfrentar o seu primeiro processo judicial ainda antes de começar a ser distribuído. A fabricante está a ser acusada de violação de patentes, avança hoje a imprensa internacional.

O processo é movido pela empresa norte-americana Smartphone Technologies, que alega que a marca está a violar quatro das suas patentes com o novo Kindle Fire, detalha a CNet.

A ação foi intentada num tribunal do Estado do Texas (EUA), no qual deu entrada a passada sexta-feira, pouco mais de uma semana após a apresentação do equipamento pela Amazon. Recorde-se que o dispositivo está atualmente em período de pré-venda nos Estados Unidos, tendo o início de comercialização agendado para 15 de Novembro.

As patentes em causa são referentes a "várias funcionalidades básicas normalmente presentes em smartphones e tablets", escreve o site PaiContent.org. Uma das patentes descritas refere-se simplesmente ao método de usar um ecrã tátil para introduzir comandos num computador portátil, exemplifica-se.

A queixosa Smartphone Technologies é detida pela Acacia Research, uma empresa que se dedica a comprar e licenciar patentes, contando já no "currículo" com processos movidos contra gigantes como a Apple ou RIM, nota a mesma fonte.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico>RIM, nota a mesma fonte.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.