Foi durante uma reunião de acionistas da BMW que o CEO Harald Krueger revelou que a chegada da empresa alemã ao mercado dos autónomos vai acontecer em 2021. O carro que vai dar o mote é o BMW i Next, uma viatura com "condução autónoma, conectividade digital, design leve e inteligente e um interior totalmente novo", descreve a fabricante. 

Apesar de ainda não ter sido revelada qualquer imagem do i Next, os modelos conceptuais que a BMW tem criado para projetar o futuro parecem inspirar os veículos lançados pela marca com uma aposta tecnológica mais forte, como é o caso da linha elétrica. Assim, é possível que um carro com as características do i Next não fuja à estética do i8. 

Nesta nova aposta a BMW deverá recorrer à HERE Maps, o serviço de mapas que adquiriu em 2015 por 2,8 mil milhões de euros em parceria com a Audi e a Mercedes, duas concorrentes que também têm planos para lançar veículos que não precisem de condutor. 

Apesar de a legislação para esta área ainda estar a ser debatida, a generalidade dos fabricantes já confirmou a intenção de explorar o segmento dos carros autónomos. Aos fabricantes tradicionais do sector juntam-se nomes da tecnologia como a Google, pioneira nos testes de condução autónoma em ambiente real. Vários rumores indicam que também a Apple estará a preparar o seu próprio veículo autónomo, mas a marca nunca confirmou.