Se o futuro dos carros passa pela capacidade de conduzirem sozinhos sem interação humana - há quem discorde desta ideia -, então a Tesla com uma única atualização de software acabou de lançar os seus veículos nessa direção. Todos os clientes que têm um Model S ou o mais recente Model X vão ganhar funcionalidades de condução autónomas.

Os carros não conduzem totalmente sozinhos, apenas ganharam algumas funcionalidades de piloto automático. Os veículos conseguem dirigir na auto-estrada, trocar de faixa e também sabem adaptar a velocidade tendo em conta o tráfego automóvel envolvente.

Este modo ‘autopiloto’ foi criado para que os condutores possam ter mais confiança nos seus veículos enquanto viajam, mas o diretor executivo da empresa, Elon Musk, também alertou para o facto de não dever ser usado de forma abusiva.

“O condutor não pode abdicar da sua responsabilidade [em caso de acidente]. Isso só vai acontecer algures no futuro”, salientou Elon Musk, citado pela BBC.

A atualização ficou disponível por agora apenas nos EUA, sendo que deverá chegar a outros mercados assim que houver aprovação nesse sentido.

Além do modo de autopiloto, os carros da Tesla agora são capazes de detetar espaços de estacionamento e fazer a manobra sozinhos. Para isso usam um conjunto de sensores, câmaras e radares.

A Tesla tem apostado numa introdução gradual de características inteligentes nos seus veículos, mas o objetivo acabará por ser o mesmo de outras empresas como a Google: construir um veículo que seja capaz de conduzir sozinho, sem interação humana, e em completa segurança.

“A longo termo [o sistema de condução autónoma] será melhor do que uma pessoa. Nunca fica cansado, nunca bebeu antes de conduzir e não tem uma pessoa a discutir consigo. Não se distrai”, salientou o CEO da Tesla.