A Polícia de Segurança Pública (PSP) pediu autorização ao Governo para instalar, em pelo menos dois municípios, Portimão e Leiria, sistemas de videovigilância com inteligência artificial (IA), que permite, nomeadamente, procurar pessoas por características físicas ou pelo sexo. No entanto, as câmaras de vídeo com esta tecnologia não terão agradado à Comissão Nacional de Proteção de Dados (CNPD), que terá chumbado a sua instalação em pareceres vinculativos e assinados pela sua presidente, Filipa Galvão, que foi a relatora dos textos.

A notícia foi avançada esta terça-feira pela TSF, que garante que consultou os documentos. À rádio, fonte da CNPD garantiu que foi a primeira vez que a entidade se pronunciou sobre o uso deste tipo de tecnologias em videovigilância, depois de os pareceres requeridos pelo Ministério da Administração Interna.

Estará a PSP a utilizar drones de forma ilegítima?
Estará a PSP a utilizar drones de forma ilegítima?
Ver artigo

Mas em que consiste o sistema que parece não estar a agradar a CNPD? De acordo com a TSF, a tecnologia permite, nomeadamente, procurar pessoas por características físicas, pelo sexo, pelas cores das roupas ou pelo cabelo. Para isso, recorre a IA, soft recognition e machine learning.

No entanto, a Comissão considera que o sistema proposto "implica um controlo sistemático em larga escala e o rastreamento das pessoas e dos seus hábitos e comportamentos, bem como a identificação das pessoas a partir de dados relativos a características físicas, sendo inegável", segundo a CNPD, “o risco elevado para os direitos fundamentais à proteção dos dados e ao respeito pela vida privada", bem como à privacidade e liberdade.

A CNPD é uma entidade administrativa independente com poderes de autoridade, que funciona junto da Assembleia da República

De acordo com a rádio, a CNPD arrasa os pedidos, falando mesmo num "elevado risco para a privacidade dos cidadãos, não só pela quantidade e pelo tipo de informação que é possível recolher, mas também pela opacidade do processo de padrões de análise" das imagens.

Objetivo é instalar mais de 100 câmaras com IA em Portimão e em Leiria

O projeto para Portimão prevê a instalação de 61 câmaras, 10 delas na cidade e 51 na Praia da Rocha, numa altura em que a videovigilância alargada numa zona balnear levanta ainda muitas dúvidas. Neste caso, o parecer sublinha que se trata de uma "área onde as pessoas estão mais expostas, pelo que maiores cautelas se impõem na utilização destes sistemas".

Já em Leiria a meta é passar a contar com 61 câmaras, em vez das atuais 19, com a mesma tecnologia prevista para as de Portimão. Mas as "apreensões" da Comissão também serão uma realidade fora das praias, tanto nos projetos apresentados pela PSP para Portimão e para Leiria, onde já existe um sistema tradicional de videovigilância.

Um sistema "opaco" e com “falta de transparência”

Criticando uma mais vez o sistema proposto pela PSP, desta vez por ser "opaco" e por ter "falta de transparência", a CNPD diz que não se percebem os objetivos de usar tanta tecnologia, sendo imprescindível que sejam revelados, de forma clara, os fundamentos e os critérios.

"Em ponto nenhum da fundamentação [da videovigilância proposta para Leiria e Portimão] se explica a necessidade específica desta tecnologia e funcionalidade", pode ler-se no documento, de acordo com a TSF.

No caso concreto de Leiria, a justificação prende-se com uma melhor gestão do trânsito e prevenção de acidentes ou meios mais eficientes de socorro. No entanto, a CNPD defende que não se percebe qual a utilidade, para estes fins, da inserção no sistema de videovigilância de características de pessoas, rastreando as suas deslocações ou comportamentos.

Lisboa prepara instalação de mais câmaras de vídeo para proteção da cidade
Lisboa prepara instalação de mais câmaras de vídeo para proteção da cidade
Ver artigo

Por outro lado, os pareceres sublinham que existe o risco de "não se conseguir perceber se os resultados apresentados pelo sistema, e com base nos quais a PSP vai tomar decisões sobre os cidadãos visados, são discriminatórios", algo "inadmissível" segundo a Constituição da República Portuguesa. A Comissão sublinha, nos dois pareceres sobre Portimão e Leiria, que a legislação que existe foi revista em 2012, mas parece ainda não ter em conta a evolução tecnológica nesta área.

Finalmente, a CNPD defende que a utilização de IA na área da videovigilância tem de ser "precedida de ponderação especialmente rigorosa", o que não aconteceu nos projetos apresentados pela PSP para Portimão e para Leiria.

Esta não é a primeira vez que a CNPD critica a atuação da PSP. Em setembro de 2019, a Comissão confirmou que os agentes policiais utilizam as câmaras nos drones sem legitimidade, alegando que a utilização afeta cidadãos que não são suspeitos de crimes, no processo do controlo e fiscalização do processamento de dados pessoais.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.