Em abril a Intel anunciou que ia abandonar a produção de modems 5G para smartphones e agora a nova aposta passa por integrar essa tecnologia nos computadores. Para isso, a empresa americana vai contar com a ajuda da chinesa MediaTek, que vai desenvolver e entregar um modem 5G para PC.
Nos dois comunicados, as empresas garantiram que os primeiros equipamentos vão estar disponíveis a partir do início de 2021, sendo a Dell e a HP os primeiros fabricantes de equipamentos originais a disponibilizar PC com esta solução 5G. De acordo com a Intel, a integração desta tecnologia nos laptops vai "abrir as portas para novas experiências nos PC".
Também Joe Chen, presidente da MediaTek, destaca a importância para os utilizadores, numa experiência a todos os níveis. "Com esta parceria, os consumidores poderão navegar, transmitir e jogar mais rapidamente nos seus PC, mas também esperamos que inovem com o 5G de formas que ainda não imaginamos”.
Numa fase inicial, a Intel irá definir uma solução específica de 5G focada na implementação nos principais segmentos de laptops, enquanto a MediaTek será responsável pelo desenvolvimento e fabrico do modem 5G. Para além disso, a empresa americana vai também desenvolver e validar a integração de hardware e software ao nível da plataforma, nomeadamente host drivers do sistema operativo.
As empresas também estão a trabalhar com a Fibocom no desenvolvimento de módulos M2 otimizados para a integração com plataformas de clientes Intel. Enquanto a primeira fornecedora de módulos desta solução, a empresa de comunicações wireless chinesa irá fornecer certificações e suporte de regulamentação, além de liderar o fabrico, vendas e de módulos 5G M.2.
A parceria surge depois de em abril a Intel ter decidido abandonar o mercado 5G nos smartphones por considerar que não seria rentável, tendo em conta o anúncio nesse mesmo mês de um acordo entre a Apple e Qualcomm. Mais recentemente, em julho, a empresa da maçã anunciou o acordo da compra da divisão de modems de telemóveis da Intel, no valor de mil milhões de dólares.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
20 anos de Halo 2 trazem mapas clássicos e a mítica Demo E3 de volta -
App do dia
Proteja a galáxia dos invasores com o Space shooter: Galaxy attack -
Site do dia
Google Earth reforça ferramenta Timelapse com imagens que remontam à Segunda Guerra Mundial -
How to TEK
Pesquisa no Google Fotos vai ficar mais fácil. É só usar linguagem “normal”
Comentários